O paranaense Raul Boesel (Repsol) deverá correr pela última vez com o seu atual carro domingo em Curitiba. A partir da etapa seguinte, originalmente prevista para Belo Horizonte mas provavelmente transferida para Campo Grande, Boesel estreará um novo chassi. O carro está sendo montado na oficina da Equipe Boettger, em Timbó (SC), e não ficou pronto a tempo de ser utilizado neste fim de semana. A prova no Autódromo Internacional de Curitiba – Pinhais será a 7ª da temporada e marcará a abertura da segunda metade do calendário da Stock Car.
Com 36 pontos e ocupando a 10ª colocação na classificação, Boesel começou bem o primeiro dos seus três anos de contrato com a Repsol. Foi o 3º no grid do anel externo de Curitiba, na corrida inaugural de 2003, saiu na pole e chegou em 2º em seguida em Campo Grande. Aos poucos, o carro começou a perder rendimento sem que as causas tenham sido identificada pelos técnicos da equipe, apesar das inúmeras modificações de acerto testadas. A troca do chassi acabou sendo a solução encontrada.
A volta à capital paranaense pode representar o recomeço da sua luta pelas primeiras posições. Boesel, no entanto, acha que as referências da primeira prova podem ter pouca importância desta vez no autódromo que já levou seu nome. “Agora, vamos correr pelo circuito misto, possivelmente com temperaturas bastante baixas e pneus dois segundos mais rápidos do que na prova de março. Mudou tudo”, lembra o único brasileiro campeão mundial de endurance (1987) e com passagem pela Fórmula 1, Fórmula Indy e Fórmula CART.
Apesar das condições diversas, Boesel admite que o bom acerto básico dos carros da Repsol deve facilitar o trabalho dele e de seu companheiro David Muffato, vice-líder da classificação com 75 pontos, contra 93 de Ingo Hoffmann (Filipaper). “Fiz o segundo tempo na pré-temporada em Curitiba”, exemplifica. Mesmo com a expectativa de frio intenso nos próximos dias, o recorde da pole deverá ser quebrado com facilidade. Pertence a Xandy Negrão (Medley) e foi estabelecido ainda em 2001, com o tempo de 1min24s039.