Felício é punido com duas provas de suspensão

O piloto Rodney Felício está fora das próximas duas etapas do

Campeonato Brasileiro de Stock Car V8. A suspensão divulgada na tarde desta sexta-feira pela Confederação Brasileira de Automobilismo foi motivada pelo acidente na sexta etapa da temporada, em São Paulo, quando seu carro se chocou com o muro do box 3 e atropelou três pessoas. A nota, divulgada nesta sexta-feira à tarde, partiu da CBA e foi assinada pelo presidente da entidade, Paulo Enéas Scaglione.

A Portaria 05/03 diz textualmente:

1) O fato em tela tem por destaque a desmedida velocidade desenvolvida pelo veículo de n. 57 pilotado por Rodney Felício e presenciado pelo Presidente da CBA, Presidente do CTDN e diversas outras testemunhas, onde visivelmente o piloto em referência extrapolou o limite máximo de velocidade permitido e diante do perigo iminente e de forma imprudente fez com que seu veículo viesse a se chocar contra a coluna do Box n.3 e por milagre atingiu 3 (três) pessoas somente;

2) A imprudência e a imperícia está confessada nos próprios termos da

defesa quando o piloto relata “…gostaria que a CBA analisasse estas

pastilhas juntamente com a Vicar e a Cobreq, pois o acidente poderia ser muito maior, NÃO TIRANDO A CULPA DO PILOTO, pois nada pude fazer…”. Relata ainda, que entrou no Box uma volta antes do combinado, “pois senti que as pastilhas de freio tinham vidrado”, mais uma vez está presente a imperícia e a imprudência, pois antes de entrar no Box o piloto já tinha conhecimento que seu veículo apresentava problemas quanto ao freio e em se tratando de Interlagos, cujo Box fica, aproximadamente, 3 metros acima da pista e com toda a experiência do piloto que participa da Stock Car desde 1995, as reduções de marcha seriam suficientes para que o mesmo adentrasse aos boxes com velocidade inferior a 30 km por hora, se assim o quisesse. Porém não foi o que aconteceu, o piloto adentrou aos boxes com velocidade superior a 90 km p/hora, quando nos termos do Art.59 do Regulamento Desportivo da Categoria, a velocidade pré estabelecida é de 65 km p/hora.

3) Sem sombra de dúvida, e devido às declarações desacompanhadas quanto ao estado de saúde do piloto e as condições do veículo, esta presidência está convicta que o acidente ocorreu por culpa única e exclusiva do piloto do carro 57, Rodney Felício, e com base no que preceitua o Art.20 parágrafo primeiro, item ‘t’ e Art.50, item VII do Código Desportivo do Automobilismo – CDA, aplicar ao mesmo a pena de SUSPENSÃO por 2 (duas) ETAPAS DO CAMPEONATO e MULTA DE 50 UP’S, conforme previsto no Art.125, item IV do CDA, bem como a remessa da presente Portaria e da pasta da prova para a Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva da CBA”.

Até o final da tarde desta sexta-feira, o piloto Rodney Felício não tinha dado retorno às ligações telefônicas para dar sua versão do ocorrido.

Nokia, líder mundial em comunicação móvel, apresenta a Stock Car Brasil, que tem promoção e organização da Vicar Promoções, com comercialização da Sports Momentum e supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet e Pirelli e co-patrocínios de Medley e Repsol.

🎥 Vídeos mais recente