O ex-chefe de equipe da Renault na Fórmula 1, Cyril Abiteboul, foi oficialmente anunciado como o novo chefe de equipe da Hyundai Motorsport.
Abiteboul, de 45 anos, é um dos nomes mais conhecidos que trabalharam na gestão de uma equipe de F1 nos últimos tempos, tendo sido chefe de equipe na extinta equipe Caterham entre 2013 e 2014, antes de atuar como diretor administrativo e chefe de equipe na Renault até o final de 2020.
Em sua nova função, Abiteboul supervisionará as atividades de automobilismo do fabricante coreano, incluindo seu esforço no Campeonato Mundial de Rally (WRC), após a decepcionante temporada de 2022 da Hyundai, no primeiro ano da era híbrida no Rally.
No comunicado divulgado pela Hyundai, Abiteboul afirmou: “Estou adorando a oportunidade de ingressar na Hyundai Motorsport como chefe de equipe.”
“Como em todas as suas atividades além do automobilismo, a marca Hyundai está construindo cautelosamente sua liderança. Estou entusiasmado com a perspectiva de fazer parte disso, gerenciando os programas WRC e Customer Racing, onde a equipe já provou ser uma forte competidora.”
“Estou ansioso para mergulhar na comunidade do Rally e descobrir mais sobre esse esporte espetacular. A Hyundai me deu todo o seu apoio para fazer a transição para esta função sem problemas. Mal posso esperar para começar”, finalizou Abiteboul.
O presidente da Hyundai Motorsport, Sean Kim, disse: “Tenho o prazer de receber Cyril na família Hyundai. Sua experiência na Fórmula 1 nos ajudará a explorar novas oportunidades de crescimento e melhorias, à medida que buscamos uma luta mais intensa por títulos no WRC e para apoiar nossas equipes de corrida de clientes.”
“Deliberadamente, daremos a ele tempo para se instalar, descobrir o ambiente e, com o tempo, assumir o papel de chefe de equipe. Não tenho dúvidas de que o pessoal técnico da Hyundai Motorsport, junto com Cyril, demonstrará uma liderança mais forte e clara no futuro, cooperando estreitamente com a Pesquisa e Desenvolvimento Global da Hyundai Motor Company”, acrescentou.
Till Wartenberg, vice-presidente da Hyundai Motor Company, continuou: “Nossa ambição sempre foi que o automobilismo atuasse como uma ligação para toda a marca Hyundai. Para atingir nossos objetivos de vitória, precisamos estar constantemente no topo do nosso jogo, reunindo a combinação certa de pessoas e experiência. Estamos muito satisfeitos por ter alguém do calibre de Cyril se juntando à Hyundai Motorsport”, disse ele.
Abiteboul assumirá o comando da Hyundai pela primeira vez, quando a temporada 2023 do WRC começar, com o lendário Rally de Monte Carlo na próxima semana.
A Hyundai foi recentemente cogitada para uma possível entrada futura na F1, e é muito improvável que a chegada de uma figura com a experiência de Abiteboul na categoria, contribua para reduzir essas especulações.