O sábado (14) foi de festa, emoção e sorrisos para Raphael Abbate. O paulista de 33 anos da equipe ASG Motorsport deu sequência à grande fase que atravessa na temporada 2025 da Copa Truck Petrobras. Vice-líder do campeonato, o piloto sobressaiu na sessão classificatória para a etapa de Tarumã (RS), a quarta do calendário, e conquistou sua primeira pole neste ano e a segunda na competição, repetindo o feito alcançado em Interlagos em 2023.

Abbate marcou sua volta mais rápida em 1min26s082 e manteve a Mercedes-Benz como protagonista das ações no lendário traçado gaúcho de Tarumã ao liderar todas as atividades de pista até o momento. A marca alemã ficou perto de registrar dobradinha, mas o “rei da pista” Roberval Andrade, com três triunfos no circuito, perdeu suas duas voltas mais rápidas por exceder o limite de velocidade no radar.
Líder do campeonato, Felipe Giaffone posicionou a Volkswagen na primeira fila com tempo apenas 0s087 superior ao de Abbate. Outro Volkswagen Meteor da R9 Competições, pilotado por Beto Monteiro, vai largar da terceira posição no grid, lado a lado com Bia Figueiredo (Mercedes-Benz da ASG Motorsport), enquanto Leandro Totti, que vem de jornada brilhante em Interlagos com o Iveco da Vannucci Racing, vai largar do quinto lugar, formando terceira fila com Evandro Camargo, a bordo do Mercedes da PP Motorsport.
Já a quarta fila será formada por campeões: Wellington Cirino, com Iveco da Usual Racing, parte em sétimo, tendo ao seu lado Roberval Andrade e seu Mercedes-Benz #15 da ASG Motorsport.
Abbate sorri no final
A classificação foi declarada em condição de chuva pela direção de prova. Tal cenário levou a uma mudança na configuração da sessão, que teve um formato diferente. Todos os pilotos foram à pista para um único segmento, de 15 minutos, sem o Top Qualifying, de modo que as posições conquistadas na tomada de tempos determinariam as colocações no grid de largada para a primeira prova da etapa gaúcha, no domingo.
Depois da classificação para os pilotos da Elite, foi a vez dos ‘feras’ da Pro acelerarem no traçado gaúcho de 3.045 metros, que traz como novidade neste fim de semana a chicane projetada pelos multicampeões Felipe Giaffone e Beto Monteiro.
A melhora constante da pista, cada vez mais seca, tornou a classificação dinâmica e imprevisível com ampla alternância de pilotos na liderança da sessão, como Beto Monteiro, Raphael Abbate e Roberval Andrade, protagonista dos treinos livres no Rio Grande do Sul. Entretanto, o ‘rei de Tarumã’ perdeu suas duas voltas rápidas por exceder o limite de velocidade no radar e caiu para sétimo, o que fez Abbate assumir a pole provisória com 1min26s082 como melhor tempo.
Em grande forma no circuito gaúcho, Bia Figueiredo subiu momentaneamente para a segunda colocação, mas a campeã da Elite foi superada logo em seguida pelos Volkswagen de Giaffone — a somente 0s087 de Abbate — e Beto Monteiro, enquanto Leandro Totti era o quinto colocado. Quem não conseguiu melhorar nas voltas finais foi Roberval, que ficou com a oitava posição no grid.
Desta forma, Raphael Abbate tornou-se o quarto piloto diferente a largar na frente na temporada depois das poles de Roberval em Campo Grande, Beto Monteiro em Londrina e Leandro Totti em Interlagos. Foi a segunda pole de Abbate na Copa Truck Petrobras, repetindo o feito alcançado em São Paulo na temporada 2023.
Emocionado, o dono da tarde em Viamão comemorou. “Obrigado a todos que estão na torcida. É essencial largar na pole aqui em Tarumã. Sabemos que é uma pista muito difícil de ultrapassar e, com certeza, essa posição de largada vai nos ajudar muito a brigar pela vitória e seguir na luta pelo título. Venham para Tarumã! Vai ser demais. Conto com a torcida de todos”, completou o paulista de 33 anos.