Copa Truck: Mercedes-Benz domina sexta-feira de treinos livres em Tarumã

A Mercedes-Benz deu as cartas na abertura dos trabalhos de pista nesta sexta-feira (13) para a quarta etapa da temporada 2025 da Copa Truck Petrobras, no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, no Rio Grande do Sul. Com muitas melhorias entregues para elevar a segurança daquele que é um dos palcos mais importantes do esporte a motor nacional, o circuito recebeu dois treinos livres para cada uma das classes em disputa no campeonato, e todos com um aspecto em comum: a liderança da Mercedes-Benz e da ASG Motorsport.

Pela manhã, Roberval Andrade (Pro) e Arthur Scherer (Elite) registraram as voltas mais rápidas das suas respectivas categorias no dia. O campeão de 2018 marcou o melhor tempo geral: 1min25s001. Já no período da tarde, com a pista mais quente, Raphael Abbate, na Pro, e Pedro Perdoncini, na Elite, ocuparam o topo da tabela de tempos.

A sexta-feira foi também de mudanças no grid, promovidas especificamente para a etapa de Tarumã. Daniel Kelemen e Jô Augusto Dias estão entre os desfalques da rodada, enquanto Beto Cavaleiro, que estreia na categoria, e Rafa Lopes — de volta à Copa Truck Petrobras depois de cinco anos — estão definidos como seus substitutos, respectivamente, na DMais Motorsport e na R9 Competições.

Outra novidade no grid da Elite fica por conta da estreia de Luan Lopes, que vai correr a bordo do caminhão Mercedes-Benz da ASG Motorsport em lugar do pai, Luiz Lopes (piloto da PRO), que se recupera de uma cirurgia reparatória no joelho direito.

A marca da estrela de três pontas foi a força dominante em Tarumã. No fim da manhã, Roberval liderou o treino livre 1 na Pro ao registrar a volta voadora que seria a mais rápida do dia e o levou a superar o grande nome do fim de semana da etapa de Interlagos, o ‘Marvado’ Leandro Totti, que ficou a 0s529 do tempo do campeão de 2018 e maior vencedor da pista gaúcha.

Vice-líder e também em grande fase na temporada, Raphael Abbate foi o terceiro da sessão com marca 0s044 superior a de Totti. Beto Monteiro terminou a sessão em quarto, sendo o Volkswagen Meteor melhor colocado, e Bia Figueiredo posicionou o terceiro ‘bruto’ da Mercedes-Benz entre os cinco primeiros, logo à frente do líder do campeonato, Felipe Giaffone, com seu Volkswagen #4.

A relação dos dez melhores colocados foi concluída por três Iveco — Danilo Dirani, Felipe Tozzo e Wellington Cirino — e pelo Volvo do piloto da casa Regis Boessio.

A Elite também teve como marca a força imposta pela Mercedes, que fez 1-2 com Arthur Scherer e Pedro Perdoncini. Vindo da sua primeira vitória na Copa Truck Petrobras, no mês passado, em Interlagos, Scherer emplacou 1min25s724 e foi 0s248 mais rápido que o companheiro de equipe.

Nicolas Giaffone chegou a liderar o treino em alguns instantes e concluiu a sessão em terceiro com o Volkswagen da R9 Competições, seguido pelo seu novo companheiro de equipe nesta etapa, Rafa Lopes. Líder do campeonato e dono de incrível regularidade neste ainda princípio de temporada 2025, Diogo Moscato foi o quinto com Iveco da Scuderia Chiarelli, seguido por outro ‘bruto’ da marca italiana, pilotado por Djalma Pivetta (Usual Racing).

O treino livre 2 foi o de mais alta temperatura no dia, com 22ºC em Viamão. Coube à Elite abrir novamente os trabalhos no período da tarde. Repetindo a força na sessão realizada pela manhã, a Mercedes-Benz foi a protagonista e inicialmente colocou três ‘brutos’ nas três primeiras posições com Pedro Perdoncini, Arthur Scherer e Leo Rufino no top-3, enquanto Diogo Moscato e Rafa Lopes completavam o rol dos cinco primeiros.

Perdoncini virou sua melhor volta em 1min25s770, já nos minutos finais da atividade, e foi 0s218 mais rápido que Scherer, na ordem inversa ao treino livre da manhã. Nic Giaffone superou Leo Rufino por meros 0s022 e colocou um Volkswagen entre os três primeiros, porém a 0s913 do tempo estabelecido pelo líder da tarde na Elite. Diogo Moscato novamente terminou como o quinto mais bem colocado em Tarumã.

A Pro fechou os trabalhos do dia novamente com Mercedes-Benz e Roberval na frente. Mas enquanto o campeão de 2018 se mostrava imbatível, a condição de segundo lugar teve boa alternância, com Raphael Abbate, Felipe Giaffone, Wellington Cirino e Leandro Totti ocupando a vice-liderança do treino.

Os minutos finais trouxeram mudança importante. Primeiro, Roberval perdeu seu melhor tempo (1min25s338) em razão de uma punição. Em seguida, Abbate tomou a ponta do treino ao registrar 1min25s322, deixando Totti em segundo e Bia Figueiredo na terceira posição.

O que não mudou foi a presença da Mercedes-Benz no topo em Tarumã com o desfecho do treino e a confirmação de Abbate como o melhor do segundo treino. Totti foi P2 também no período da tarde, com Bia na terceira posição, Cirino em quarto e Giaffone completando o top-5.

A Copa Truck Petrobras acelera novamente neste sábado. Pela manhã, a partir de 10h05, os caminhões voltam à pista de Tarumã para o terceiro treino livre. E a partir de 13h45, com transmissão pelo streaming oficial da categoria no YouTube, acontece a sessão classificatória que vai definir o grid de largada da Corrida 1, começando pela Elite, enquanto a Pro vai para a tomada de tempos a partir de 14h25.

O apogeu de um fim de semana que terá ainda terá em ação a NASCAR Brasil e a Copa Hyundai HB20 traz as duas corridas da Copa Truck Petrobras em Tarumã, a partir de 12h10, com transmissão ao vivo da Band, SporTV e diversos canais digitais: CATVE.com, Copa Truck, Esporte na Band, Portal Highspeed e Parc Fermé no YouTube.

🎥 Vídeos mais recente


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.