Copa Truck: Arthur Scherer fatura primeira pole em classificação alucinante em Tarumã

Definitivamente, Arthur Scherer vive momento iluminado em sua temporada de estreia na Copa Truck Petrobras. Quase um mês depois de conquistar sua primeira vitória, e logo no Autódromo de Interlagos, o paulista de 29 anos deu sequência à fase positiva com mais um feito inédito na carreira. Na tarde deste sábado (14), o paulista da ASG Motorsport conquistou a pole position da etapa de Tarumã (RS), a quarta do campeonato, na Super Truck Elite. A bordo do Mercedes-Benz #116, o vice-líder em 2025 virou 1min30s887 em sua volta rápida, sem dar chances à concorrência no famoso circuito gaúcho de 3.045 metros.

Copa Truck: Arthur Scherer fatura primeira pole em classificação alucinante em Tarumã

Scherer faturou sua primeira pole em cenário até então inédito, já que foi a sua primeira experiência acelerando em pista molhada a bordo de um caminhão. Seu oponente mais próximo na tabela de tempos foi o atual líder do campeonato. Dono de incrível regularidade, o soteropolitano Diogo Moscato posicionou o Iveco da Scuderia Chiarelli na segunda colocação, fechando uma fila com os dois melhores da temporada 2025 até o momento.

Em top-3 formado por três marcas distintas, Nicolas Giaffone vai largar em terceiro com o Volkswagen Meteor #31 da R9 Competições, lado a lado com Pedro Perdoncini, que despontou como um dos candidatos à pole por conta da força demonstrada nos treinos livres com o Mercedes-Benz da ASG Motorsport. Djalma Pivetta colocou o Iveco S-Way da Usual Racing em quinto no grid para largar ao lado de Hugo Cibien, com Volvo da Vannucci Racing.

A quarta fila terá Rafa Lopes, de volta ao grid da Copa Truck Petrobras depois de cinco anos, largando ao lado do estreante Luan Lopes. Leo Rufino e Rodrigo Taborda fecham a relação dos dez primeiros colocados no alinhamento inicial neste domingo.

Desfecho eletrizante

A classificação foi declarada em condição de chuva pela direção de prova. Tal cenário levou a uma mudança na configuração da sessão, que teve um formato diferente. Todos os pilotos foram à pista para um único segmento, de 15 minutos, sem o Top Qualifying, de modo que as posições conquistadas na tomada de tempos determinariam as colocações no grid de largada para a primeira prova da etapa gaúcha, no domingo.

A sessão começou sem chuva, mas com pista molhada em vários trechos do traçado de 3.045 metros, o que impôs mais um desafio aos pilotos da Elite.

Dominante nos treinos livres, a Mercedes-Benz despontou como grande favorita à pole position, tendo dois pilotos como principais candidatos ao primeiro lugar no grid: Arthur Scherer e Pedro Perdoncini. E foi justamente Perdoncini o piloto que escalou o topo da tabela após ter virado 1min37s157.

Perdoncini melhorou seu tempo, mas mesmo assim foi batido por Scherer, que registrou 1min36s287 para tomar a pole provisória. Quebrando a sequência da Mercedes-Benz, Nic Giaffone subiu para terceiro após troca de câmbio para a sequência da etapa. Leo Rufino, também de Mercedes, vinha em quarto e Djalma Pivetta era o quinto, a bordo de Iveto, tal qual o líder do campeonato Diogo Moscato.

Com a pista melhor a cada volta e tendo um princípio de trilho seco, os tempos desabaram, em dinâmica que deixou a classificação emocionante e imprevisível, com grande alternância de pilotos ocupando a liderança da tabela de tempos. Nos segundos finais, Nic Giaffone deixou seus concorrentes para trás e tomou a ponta mas foi superado já na bandeira quadriculada por Scherer, que virou um ‘temporal’ para conquistar sua primeira pole na Copa Truck Petrobras: 1min30s887.

Em seguida, Moscato subiu novamente para segundo e garantiu um lugar na primeira fila, seguido por Nic Giaffone e Perdoncini, que não conseguiu melhorar sua marca e, desta forma, partirá da quarta colocação.

“Foi a primeira experiência que tive andando na chuva com caminhão. Senti que a pista vinha melhorando a cada volta. Estou muito feliz e só quero agradecer à nossa equipe, que faz um trabalho excepcional. Gosto demais de trabalhar com todo mundo”, vibrou Scherer, cada vez mais embalado e adaptado à pilotagem dos ‘brutos’ da Copa Truck Petrobras.

🎥 Vídeos mais recente


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.