TCR South America: Piquet Jr. conquista pole para o Brasil e quebra recorde em Río Hondo

É de Nelson Piquet Jr. a primeira pole position do Brasil na temporada 2025 do TCR South America Banco BRB. Com direito a volta voadora na tarde do sábado (31) no Autódromo de Termas de Río Hondo, na Argentina, o ex-Fórmula 1, primeiro campeão mundial de Fórmula E e atualmente em ação no grid da BRB Stock Car Pro Series com a Scuderia Bandeiras quebrou a invencibilidade dos pilotos argentinos em posições de honra no campeonato e ainda cravou o novo recorde da pista mais longa do calendário ao registrar 1min46s499 a bordo do Honda Civic Type R FL5 da Squadra Martino, quase 2s5 mais rápido que a marca anterior.

A conquista de Nelsinho mostrou também a força do conjunto Honda preparado pelos comandados de Sebastián Martino. Prova disso foi que Leonel Pernía, líder do campeonato, lutou pela sua terceira pole position seguida e ficou a 0s243 do tempo de Piquet no traçado de 4.804 metros para garantir um lugar na primeira fila do grid representando a Honda YPF Racing.

Atual campeão do TCR South America Banco BRB e do TCR Brasil Banco BRB, Pedro Cardoso conquistou o terceiro lugar no grid com o Peugeot 308 GTI TCR da PMO Racing, seguido pelos argentinos Fabián Yannantuoni (Lynk & Co 03 TCR da Paladini Racing) e Mariano Pernía, que posicionou o Civic Type R FK7 da Honda YPF Racing para fechar a lista dos cinco primeiros.

Terceiro colocado na temporada, o brasiliense Raphael Reis larga na manhã deste domingo em sétimo com o Cupra Leon VZ da equipe carioca W2 Racing ProGP. E na Copa Trophy, Enzo Gianfratti (Porthack Racing) parte do segundo lugar, atrás do argentino Adrián Chiriano (Honda YPF Racing), e a catarinense Maria Nienkötter (Cobra Racing Team) parte da terceira colocação no certame à parte no campeonato.

A primeira pole — Ao receber seu primeiro relógio Seiko como prêmio pela pole position, Nelsinho Piquet comemorou a conquista neste sábado em Termas de Río Hondo, ressaltando o desafio extra que teve para marcar a posição de honra pela primeira vez no conceito TCR.

“Ficamos perto várias vezes, e este é o primeiro circuito que passamos neste ano e que já havia pilotado antes. Não sei até que ponto isso faz diferença ou não, mas acho que acaba ajudando. Para complicar, ontem à noite peguei uma infecção alimentar, então ainda estou me recuperando um pouco. Não está sendo um dia fácil, mas graças a todos, à Squadra Martino, a Seba, todos os caras que trabalharam duro, o carro estava muito bom”, destacou.

“Agora temos muito trabalho para fazer. Temos duas corridas bem importantes e precisamos da nossa primeira vitória. Então agora é descansar bastante hoje para ter um dia mais fácil amanhã. Tivemos alguns problemas nas primeiras etapas e perdemos a chance de marcar muitos pontos, então agora temos de recuperar tudo o mais rápido possível”, complementou.

Novo recorde — Antes do início das atividades do fim de semana, o recorde de Termas de Río Hondo para o conceito TCR pertencia ao argentino Esteban Guerrieri, que sessão classificatória da etapa de 2022 registrou 1min48s801 com o Honda Civic Type R FK7.
A marca de Guerrieri foi superada desde o shakedown, o que mostrou novamente a grande performance entregue pelos novos pneus fornecidos pela Hankook Tire, que contribuíram de forma direta para quebra de recordes nas três primeiras pistas do calendário, em Rosário, Oberá e San Juan Villicum.

O mais rápido dos treinos livres foi Piquet Jr., que virou 1min46s929 na sua última volta rápida. Contudo, o recorde foi oficialmente batido na sessão classificatória que definiu o pole position em Santiago del Estero no fim de uma agradável tarde, onde os termômetros apontavam 19ºC de temperatura ambiente.

O Q1 determinou os 12 pilotos que avançaram para a fase final da classificação e disputaram a pole position em Termas de Río Hondo. O mais rápido neste primeiro segmento foi Pedro Cardoso, que cravou 1min47s090 em sua volta mais rápida. A sessão também definiu a ordem do grid da Copa Trophy, com Adrián Chiriano partindo à frente de Enzo Gianfratti e Maria Nienkötter.

Piquet Jr. cravou 1min46s765 em sua primeira volta lançada no Q2 e assumiu a pole provisória. Entretanto, o brasileiro foi superado segundos depois por Leonel Pernía, que aferiu o novo recorde da pista com 1min46s742 e foi 0s023 mais rápido que Nelsinho, enquanto Pedro Cardoso vinha em terceiro, à frente de Fabián Yannantuoni e Juan Ángel Rosso.

O melhor ficou para o fim na classificação. Nelsinho Piquet encaixou volta voadora para anotar 1min46s499, tempo que lhe valeu de uma só vez o novo recorde da pista e a primeira pole position do Brasil na temporada 2025. Leonel Pernía não conseguiu melhorar seu tempo e ficou na segunda colocação, enquanto Pedro Cardoso garantiu o terceiro lugar no grid. Fabián Yannantuoni e Mariano Pernía fecharam a lista dos cinco primeiros, enquanto Raphael Reis vai largar do sétimo lugar às 9h10 deste domingo.

🎥 Vídeos mais recente