Leonel Pernía venceu neste domingo (11), a corrida de número 70 do TCR South America. A prova, que abriu o dia de corridas da terceira etapa do campeonato, em San Juan Villicum, foi marcada pelo desempenho firme do argentino, atual líder do campeonato. Raphael Reis e Fabian Yannantuoni completaram o pódio.
A largada teve uma boa performance de Leonel Pernía, porém, Tiago Pernía acabou ficando parado no grid. Pedro Cardoso saltou para a terceira posição, também com um bom desempenho. O safety car precisou ser acionado para a retirada do carro de Tiago Pernía.
A relargada aconteceu ainda com 20 minutos no relógio, com Pernía se mantendo na frente e Raphael Reis em seu en/calço. Cardoso continuou em terceiro, seguido por Fabian Yannantuoni e Nelson Piquet Jr.
Na parte de trás do grid, Enzo Gianfratti passou a brigar por posições com Mariano Pernía, obtendo sucesso e subindo para o décimo lugar. Porém, não conseguiu sustentar a posição por muito tempo, caindo para 12°.
Com quase dez minutos de prova, Maria Nienkotter acabou saindo da pista, mas não foi necessária a pausa da prova, que seguiu com os pilotos mantendo suas posições. Pouco tempo depois, Gianfratti também acabou saindo de pista, causando o segundo safety car.
A prova foi retomada com Leonel Pernía comandando o pelotão, abrindo boa vantagem para Reis. Durante disputa com Cardoso, Piquet Jr acabou danificando a suspensão do carro e teve que ir para boxes a cinco minutos da bandeirada final.
Os últimos minutos de prova foram marcados pela dominância de Pernía e pela disputa entre Cardoso e Yannantuoni. O brasileiro conseguiu a ultrapassagem e assumiu a terceira posição. Porém, na última volta, Yannantuoni reganhou a posição, decretando o pódio.
Pedro Cardoso foi o quarto colocado, seguido por Luis Ramirez. Fabricio Pezzini garantiu a sexta posição, acompanhado por Mariano Pernía e Juan Ángel Rosso. Exequiel Bastidas e Genaro Rasetto fecharam o top-10.
A próxima prova do TCR South America, que encerra a etapa em San Juan, acontece às 12h40. O grid será invertido de acordo com o top-10 da classificação e, por isso, Pezzini larga na pole.