Eric Santos e Gabriel Robe largarão da pole-position dos 500km de Interlagos na classe Challenge da Porsche Endurance. Na continuação da classificação neste sábado (16), a dupla fez a melhor média de tempos para alinhar na ponta do grid.
A tomada de tempos aconteceu no final da tarde da sexta-feira (15). Entretanto, não pôde ser finalizada por conta das condições no autódromo, com falta de luz natural, além de densa neblina e asfalto levemente úmido, baixando a aderência.
Então, na primeira metade da sessão realizada, Gabriel Robe foi quem fechou o primeiro grupo como o mais rápido, seguido por Antonella Bassani, Bruno Bonifácio, Sadak Leite, líder do campeonato, e Leonardo Herrmann completando o top-5.
Saiba como foi a segunda metade da classificação da Challenge da Porsche Cup:
Treino iniciado no Autódromo José Carlos Pace e pitlane aberto. Os competidores do segundo grupo teriam 20 minutos para darem suas voltas rápidas e, junto com os outros pilotos da dupla, seria calculada a média.
Com cinco minutos rodados, Pietro Rimbano levou um leve susto. O piloto escapou ligeiramente da pista, mas conseguiu controlar o carro e voltar para o traçado sem grandes problemas.
Então, com 1min39s217, Vitor Baptista saltou para a primeira colocação ao ser o mais rápido destes minutos iniciais. Entretanto, o piloto logo foi superado pelo próprio irmão Felipe Baptista, que cravou 1min38s669.
Os tempos vinham baixando constantemente em Interlagos, apesar de alguns acionamentos do limpador de para-brisas, indicando o início da garoa. Rimbano era o mais rápido com 1min38s009, seguido por Fabio Carbone.
Com 1min37s715, Felipe Baptista era o mais rápido do momento com pouco menos de 10 minutos para a bandeira quadriculada. Gabriel Casagrande, Rimbano, Carbone e Bruno Xavier completavam o top-5.
Nas câmeras da transmissão era possível ver que já garoava em Interlagos. Com menos de cinco minutos, o carro que vinha com a pole-position provisória era o dos líderes Leite/Carbone/Vitor Meira.
Entretanto, pouco tempo depois, um novo pole provisório surgiu. Com uma média de 1min39s6, Santos/Robe caminhavam para conseguir a posição de honra do grid para os 500km de Interlagos de mais tarde.
Bandeira quadriculada e a pole ficou, de fato, com Eric Santos e Gabriel Robe, com média de 1min35s694, com Carbone/Meira/Leite, líderes da Challenge, fechando a primeira fila de saída.