Porsche Cup vai ultrapassar a marca de 70 corridas no exterior com etapa no Algarve

O ano do vigésimo aniversário da Porsche Cup C6 Bank tem sido marcado por sucessivas quebras de recordes de inscritos e, com a aproximação da primeira das quatro etapas internacionais do calendário 2025, a categoria celebra mais uma marca emblemática. No próximo dia 28 de junho, o primeiro dia de corridas no Algarve, vai atingir 70 provas fora do território brasileiro.

Desde 2010 a maior categoria de GT da América Latina corre além das fronteiras do Brasil. Foram 20 etapas internacionais, considerando os campeonatos de sprint e de endurance. A Porsche Cup C6 Bank já competiu nos autódromos argentinos de Buenos Aires e Termas de Río Hondo, na pista espanhola de Barcelona e nos circuitos portugueses do Algarve e Estoril _justamente os palcos das próximas quatro etapas do calendário.

O ano do vigésimo aniversário da categoria dos carros de competição mais produzidos no mundo é o da temporada mais “internacional” de sua pujante história, com duas etapas de sprint e mais duas de endurance em autódromos portugueses que já receberam Grandes Prêmios de Fórmula 1.

O primeiro compromisso será no Algarve, para a quarta etapa de sprint do calendário, nos dias 28 e 29 de junho. Competirão as categorias Carrera e Challenge, já com o recorde absoluto de inscritos atingido para uma etapa de sprint. O fim de semana reserva quatro corridas ao todo, sendo duas de cada categoria, de modo que depois de concluída a etapa serão 72 corridas além dos limites territoriais brasileiros.

No fim de semana seguinte acontece a abertura do campeonato de endurance, quando os competidores regulares da Porsche Cup C6 Bank se unem em duplas ou convidam companheiros de outros eventos do esporte a motor global para corridas de 300 e 500 km que encarnam com excelência a tradição dos carros da montadora em provas de longa duração. Neste evento correm no mesmo grid carros das categorias Carrera e Challenge, que pontuam em campeonatos separados.

Cabe ressaltar que ambas competem com as mais recentes versões do mítico Porsche 911 GT3 Cup, o modelo de carro de corrida mais produzido e vendido no planeta. A Carrera compete com os bólidos da geração 992, os mesmos utilizados pela Porsche Mobil1 Supercup nos eventos-suporte da F1. Já a Challenge disputa suas etapas com os carros da geração imediatamente anterior, a 991.2.

Diferentemente da passagem da categoria pelo Algarve, com a realização de duas etapas com intervalo de uma semana, quando os carros acelerarem no Estoril em agosto, serão duas etapas em quatro dias de intervalo. A quinta e penúltima reunião de sprint acontece nos dias 28 e 29. A segunda de Endurance, no dia 31 de agosto.

Depois os carros cruzam o Atlântico novamente para as provas finais dos dois campeonatos, ambas em Interlagos. Como acontece tradicionalmente desde 2005, o evento-suporte da F1 em São Paulo terá uma jornada da Porsche Cup C6 Bank, a etapa especial que vai definir os campeões de sprint nesta temporada emblemática, no dia 9 de novembro. Uma semana mais tarde acontece a corrida de 500 km que consagra os campeões de endurance.

Porsche Cup C6 Bank no exterior desde 2010:
Corridas disputadas: 68
Países: 3 (Argentina, Espanha, Portugal)
Autódromos: 5 (Buenos Aires, Termas de Rio Hondo, Barcelona, Estoril, Algarve)
Corridas em Portugal: 28 (20 no Estoril e 8 no Algarve)
Primeiro vencedor no Algarve: Tom Valle (2012)
Recorde da pista: 1:50.976, por Ricardo Baptista (2013)

🎥 Vídeos mais recente


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.