A Fórmula 2 volta a ser disputada neste final de semana com a realização da penúltima etapa da temporada de 2024, marcada para o circuito de Losail, no Catar. E a rodada dupla, a 13ª e penúltima do campeonato, marca o primeiro “match point” de Gabriel Bortoleto para a conquista do título da principal categoria de acesso à Fórmula 1.
Bortoleto, que estará na F1 em 2025 com a Sauber, tem uma vantagem de 4,5 pontos em relação a Isack Hadjar, o segundo colocado. Restando 78 pontos em disputa, outros cinco pilotos ainda possuem chances matemáticas de título: Zane Maloney, Paul Aron, Jak Crawford, Andrea Kimi Antonelli e Victor Martins. Franco Colapinto também teria chances, mas subiu para a F1 com a Williams e não corre mais na F2.
Para ser campeão, Bortoleto precisa terminar o final de semana com uma vantagem de 39 pontos para os rivais. O brasileiro da Invicta só pode ser campeão antecipado no domingo, mas o sábado é vital para o match point. Caso vença a corrida, ou termine em segundo com a pole position para domingo, e Hadjar não pontue, o futuro piloto da Sauber terá chances de título na corrida principal. Aí seria necessário vencer mais uma vez, e o francês da Campos Racing precisaria zerar novamente.
Na prática, Bortoleto precisaria fazer um final de semana praticamente perfeito para sair do Catar com o título da Fórmula 2. Vale lembrar que, na Fórmula 2, a vitória na Sprint rende dez pontos, e na corrida principal, outros 25. São pagos ainda dois pontos pela pole position para o domingo, e um ponto pela melhor volta nas duas corridas do final de semana.
As atividades da Fórmula 2 no Catar serão abertas na sexta-feira, quando ocorrem a único treino livre do final de semana e a classificação. O sábado terá a corrida Sprint, às 13h20, enquanto a corrida principal está marcada para 9h20.