Drugovich é o primeiro piloto da história da Fórmula 2 a vencer todas as corridas do fim de semana

Felipe Drugovich se tornou neste domingo (22) o primeiro piloto da história da Fórmula 2 a vencer todas as corridas do fim de semana, alcançando uma marca inédita na principal categoria de base da Fórmula 1.

O piloto triunfar nas duas provas de uma etapa não acontecia desde 2016, com Antonio Giovinazzi, ainda na GP2. Na “era F2”, iniciada em 2017, a marca era até então inalcançada e, no ano passado, a probabilidade de um piloto vencer todas as provas de uma etapa era baixa devido ao formato de três corridas, sendo duas com grid invertido.

De Maringá, no Paraná, para o mundo, Drugovich é o maior destaque da atual temporada da F2 e protagonizou uma dominante performance no circuito Barcelona-Catalunya ao longo de toda a etapa.

Após uma classificação não tão positiva, com apenas o 10º tempo, o piloto mais experiente da equipe MP Motorsport brilhou nas provas de sábado e domingo, que foram longe de serem fáceis.

Na corrida 1, Drugovich largou da quarta posição e assumiu a ponta já na largada. Neste momento, ditou o ritmo da prova, abrindo em relação ao restante do pelotão, especialmente ao segundo colocado, o japonês Ayumu Iwasa. A vitória veio, mas logo na entrevista pós-corrida, o maringaense alertou que não podia comemorar muito, pois ainda tinha “a corrida de amanhã”.

E o amanhã chegou, Drugovich brilhou. Com uma estratégia de pneus ousada, permanecendo mais na pista com o composto macio, o brasileiro trocou para o composto duro só na metade da corrida 2, retornou à pista na nona posição e escalou o pelotão, com direito a belíssimas ultrapassagens.

Ao assumir a liderança, o piloto da MP Motorsport lidava com uma adversidade: por conta de um erro no pit stop, havia possibilidade de uma punição para o brasileiro, o que poderia tirar a vitória. Drugovich, então, abriu 5s6 de diferença em relação ao segundo colocado, Jack Doohan, dizimando qualquer possível penalidade. No fim, os comissários de prova decidiram por uma multa de €1000,00 a ser paga pela equipe neerlandesa.

No sábado, bem como neste domingo, a bandeira do Brasil foi hasteada no mais alto lugar do pódio e o hino foi tocado por todo o autódromo localizado em Montmeló. Isso é fruto de ótima adaptação ao carro, confiança na guiada e, claro, muito trabalho.

“Final de semana impecável, fantástico. Fiz novamente uma boa largada e depois conseguimos esticar o stint com o pneu macio, que era nosso principal foco na estratégia, para ter o pneu duro mais novo que os outros pilotos quando eu voltasse à pista”, analisou o piloto do carro 11, que agora soma três vitórias só nesta temporada.

“Precisamos organizar melhor a classificação, o ritmo ‘está lá’, mas temos que ter estratégias mais simples. Nosso pacote para o ano está muito bom e agora vamos para Mônaco”, completou.

A dominante performance em Barcelona coloca Drugovich na liderança do campeonato, com 86 pontos – uma vantagem de 26 pontos sobre o vice-líder Theo Pourchaire. A quinta etapa da F2 será no próximo final de semana, pelas ruas de Monte Carlo, em Mônaco.