Zhou Guanyu descarta rumores sobre seu futuro na F1 com resposta direta

Zhou Guanyu, piloto da Sauber, expressou indiferença com uma resposta contundente sobre as especulações a respeito de seu futuro na equipe, após rumores de que seu assento estaria em risco para a temporada de F1 de 2024. Zhou foi inicialmente rotulado como um piloto pagante quando se juntou à equipe como companheiro de equipe de Valtteri Bottas em 2022, mas respondeu a alguns de seus críticos com uma sólida temporada de estreia com a equipe, marcada pela Alfa Romeo.

Com a Sauber incapaz de manter o ímpeto este ano, Zhou repetiu suas estatísticas de 2022, com seis pontos e o 18º lugar no Campeonato de Pilotos em 2023.

A Sauber anunciou antes do Grande Prêmio de Singapura em setembro que Bottas e Zhou permaneceriam na equipe para 2024, encerrando a especulação de que a falta de apoio financeiro deixaria Zhou em risco de ser dispensado.

Zhou rebateu os rumores sobre seu futuro, insistindo que ri das especulações da mídia e está determinado a provar seu valor na pista. Ele disse ao Motorsport.com: “Eu não dou a mínima para isso, para ser honesto. É como todas as outras loucuras que recebi quando assinei meu contrato pela primeira vez. Eu estava tipo: ‘Vou deixar isso fluir, vou garantir que faça as coisas falarem na pista; garantindo que as pessoas respeitem o motivo de eu estar aqui.’ Tudo tem sido bom desde então.”

Zhou também comentou sobre outros rumores “malucos” no paddock em 2023 envolvendo Sergio Perez da Red Bull e Fernando Alonso da Aston Martin. Relatórios em outubro sugeriam que Perez estava prestes a anunciar sua aposentadoria por volta do tempo de sua corrida em casa no México, com Alonso na fila para substituí-lo como companheiro de equipe de Max Verstappen após ficar frustrado com o declínio de meio de temporada da Aston Martin. Nenhum desses cenários se concretizou, com Alonso advertindo sobre “consequências” para aqueles por trás dos rumores no Brasil.

Zhou disse: “É política! As pessoas estavam dizendo que Sergio se aposentaria no GP do México, mas nada aconteceu. São os rumores de Fernando trocando de assento. Isso é loucura. Eu realmente entendo mais sobre a mídia – especialmente quando você tem outros pilotos, ou da mídia desse país fazendo rumores, [isso] te faz preocupar. Mas de dentro para fora, você sabe o que está acontecendo. Você entende facilmente.”