Pirelli explica as causas dos furos de pneus durante o GP do Catar de F1

A Pirelli concluiu que os freios usados no circuito de Losail foram os culpados pelos furos de pneus durante o Grande Prêmio do Catar. O diretor da fabricante, Mario Isola, explicou a causa e afirmou que os problemas não foram causados por qualquer defeito do produto.

Os pilotos Valtteri Bottas, Lando Norris, George Russell e Nicholas Latifi sofreram falhas no pneu dianteiro esquerdo enquanto tentavam esticar suas estratégias de parada única no GP do Catar. O piloto da Mercedes foi o primeiro a sofrer problemas na volta 33, quando seu composto médio furou, antes de Norris e os dois pilotos da Williams verem seus pneus duros furarem no final da prova.

Por meio de um comunicado, a Pirelli explicou o que houve no Catar e descartaram qualquer erro. “A análise em andamento que a Pirelli está realizando nos pneus dos carros que sofreram deflações durante o GP do Catar forneceu algumas conclusões iniciais que excluem quaisquer defeitos de produção”.

“Com base nas constatações até agora obtidas, a origem do problema se deve principalmente ao tempo que esses pneus rodaram nas zebras, em alta velocidade e com cargas laterais e verticais consideráveis. Uma situação única no circuito de Losail”, explicou o comunicado.

O comunicado também detalhou quais foram as possíveis causas dos furos no circuito do Catar. “A forte demanda de atropelamento nesses lancis, que não é possível mensurar com os dados disponíveis antes da corrida, danificou a construção do pneu e levou a uma perda de pressão na lateral interna, o que consequentemente ocasionou o colapso da estrutura após vários segundos”.

A fabricante de pneus afirmou que compartilhou dos dados obtidos com a FIA e com todas as equipes. “A Pirelli compartilhou todos os detalhes técnicos da análise realizada até agora com a FIA e as equipes”.

 

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon