Enrico Cardile, novo diretor técnico da Aston Martin, afirmou que sua filosofia de trabalho será bem diferente da adotada na Ferrari, sua antiga equipe. Em entrevista ao site oficial da equipe, o italiano destacou o processo de reestruturação pelo qual o time britânico ainda passa, com a chegada de Adrian Newey.
“Eu acho que há uma diferença de cultura”, disse Cardile. “Os objetivos são os mesmos: todos estão focados em vencer, mas a equipe de F1 da Ferrari tem uma história muito longa e estável, com processos e ferramentas estabelecidos. Aqui, ainda estamos construindo essas coisas.”
Cardile chegou à equipe no início do ano e agora trabalha ao lado de Newey, que tem liberdade total para focar no desenvolvimento do carro de 2026. A Aston Martin aposta nas novas regras técnicas da Fórmula 1 como uma chance real de se destacar novamente e tentar sua primeira vitória.

“Temos o novo túnel de vento CoreWeave, o novo simulador, e precisamos explorar o potencial dessas ferramentas”, afirmou. “Também precisamos desenvolver os processos dentro da empresa em relação à nossa forma de trabalhar, construindo uma organização enxuta que evite desperdícios. Essa foi uma das primeiras mensagens que passei para minha equipe quando comecei: precisamos encontrar nossa identidade e usar nossa visão para moldar a organização, para que ela funcione da maneira que queremos que funcione.”
Cardile defende que a equipe deve evitar a tentação de apenas copiar modelos bem-sucedidos: “É bom se inspirar em outros lugares, mas copiar a forma como as coisas são feitas em outros lugares não é o caminho. Queremos ser a referência, não uma clonagem da referência existente”, disse. “Você não pode simplesmente copiar o que outra pessoa está fazendo, porque isso significa ser um seguidor, e não um líder.”
“Tenho uma visão clara, acordada com Andy Cowell, Adrian Newey e Lawrence Stroll, sobre o que precisamos fazer para melhorar a organização”, finalizou ele, afirmando que existe um plano sólido para o futuro da equipe que tem Lance Stroll e Fernando Alonso como pilotos.
