A corrida Sprint do GP da China de Fórmula 1, foi vencida pelo piloto da Ferrari, Lewis Hamilton, o que causou um certo alvoroço no paddock, pois muitas pessoas não achavam que isso aconteceria tão cedo. O companheiro de equipe do heptacampeão, Charles Leclerc, terminou a corrida em P5. Já na sessão de classificação para o GP de domingo, Hamilton ficou em P5 e Leclerc em P6, com ambos dividindo a terceira fila do grid.
Fred Vasseur, chefe da equipe: “As dezenove voltas desta manhã demonstraram que o gerenciamento de pneus será absolutamente crucial amanhã, dadas as características do novo asfalto da pista em Xangai. A sessão de classificação de hoje foi realmente difícil de ler e várias equipes, incluindo nós, experimentaram uma oscilação no desempenho. Fomos fortes no Q1 antes de lutar no Q2 e no Q3 chegamos a três décimos da pole, a maior parte do tempo perdida no setor final. Claro, teríamos preferido ter nos classificado melhor, porque mesmo se você tiver um bom ritmo, vimos na corrida Sprint que correr em ar sujo faz seus pneus sofrerem muito mais. A corrida no domingo será toda sobre estratégia e devemos estar prontos para tirar vantagem de qualquer situação que surgir. O grid parece muito próximo e, durante a noite, trabalharemos para garantir que estaremos na melhor forma possível para trazer para casa outra boa pontuação para adicionar aos doze pontos de hoje”, conclui.
Hamilton: “Conseguir minha primeira pole em corrida Sprint e depois vencer com uma Ferrari foi uma sensação muito especial. O carro parecia forte e conseguimos juntar tudo para cruzar a linha em primeiro e trazer para casa alguns bons pontos para a equipe. A reação do público foi simplesmente incrível. A sessão de classificação foi mais difícil e não tiramos o máximo do carro em uma volta hoje, mas claramente temos o potencial, e agora é sobre trabalhar duro para garantir que possamos desbloquear consistentemente esse ritmo ao longo de um final de semana. O gosto de vencer nos deixou ainda mais famintos e, embora seja difícil amanhã, sabemos o trabalho que precisamos fazer”, acrescentou.
Leclerc: “A corrida Sprint não foi ideal, não tive ritmo para fazer nada especial na primeira parte, depois a segunda foi um pouco melhor, mas não foi o suficiente para avançar sem correr riscos. Fui com uma configuração um pouco diferente esta manhã, mas não acho que havia muito mais a ganhar em termos de configuração para amanhã. A sessão de classificação foi como esperado, nosso ritmo geral não foi rápido o suficiente e será complicado agora que estamos no meio do pelotão, começando lado a lado. Lutamos um pouco mais hoje em comparação com a corrida Sprint e temos que entender onde poderíamos ter dado um passo à frente, mesmo que eu sinta que tirei tudo o que pude do carro esta tarde. A corrida no domingo será desafiadora, e o gerenciamento dos pneus será um fator enorme. Há uma incógnita, pois nunca experimentamos esses carros em temperaturas de pista semelhantes até agora, seja em testes ou em corrida, então será interessante ver como isso afetará o desempenho de todos. O objetivo é sempre vencer, mas começando de onde estamos no grid, um pódio seria um resultado positivo”, encerrou o piloto monegasco.