Japonês admite que equipe não deu o salto desejado com o novo VCARB 02
Yuki Tsunoda reconheceu que a Racing Bulls não inicia a temporada 2025 da Fórmula 1 tão forte quanto no ano passado, admitindo que a equipe não conseguiu dar o salto desejado com o novo carro, o VCARB 02.
A equipe de Faenza manteve o embalo da reta final de 2023 e começou 2024 como uma das mais competitivas do pelotão intermediário. Entretanto, na tentativa de se aproximar da Aston Martin, a Racing Bulls antecipou um pacote de atualizações para o GP da Espanha, o que gerou complicações inesperadas.
Nos nove primeiros GPs da temporada passada, a equipe somou 28 pontos, mas, nos nove seguintes, conseguiu apenas seis, perdendo rendimento ao precisar voltar a usar componentes antigos. Mesmo com novas atualizações na reta final do ano, o prejuízo já estava feito, e a Racing Bulls caiu para o oitavo lugar no campeonato de construtores, atrás de Alpine e Haas.
Agora, para 2025, Tsunoda não vê a equipe começando tão forte como no início do ano passado.
“Eu não diria que teremos o mesmo desempenho que tivemos na primeira metade da temporada passada”, afirmou o japonês, que foi o décimo quarto mais rápido nos testes.
“Então, acho que será um pouco mais difícil brigar pelo top 10, e marcar pontos será muito, muito complicado. Houve um pequeno avanço, mas não o suficiente em comparação com o que queremos.”
Mesmo registrando o terceiro maior número de voltas nos testes de pré-temporada, com 454, a Racing Bulls enfrentou alguns problemas técnicos com os freios, o que deixou Tsunoda fora da pista por um período.
No entanto, o japonês minimizou a questão, dizendo que identificar problemas agora é crucial para evitá-los ao longo do ano.
“Acho que fiquei bastante surpreso. Foram dias produtivos, eu diria”, comentou Tsunoda.
“Tive alguns momentos complicados e as coisas não saíram exatamente como planejadas, mas é para isso que servem os testes, e acho bom ter esses problemas agora para preveni-los no futuro.”
“Estou bem satisfeito com esses três dias e animado para o que vem pela frente.”