F1: Verstappen pode igualar Lauda e Vettel em prêmio da BBC

Caso vença, Verstappen se junta a Lauda e Vettel como estrelas mundiais do esporte

Max Verstappen, tricampeão mundial de Fórmula 1, está entre os seis concorrentes ao prêmio de Estrela Mundial do Ano da BBC Sports Personality. Se vencer, Verstappen se igualará a Niki Lauda e Sebastian Vettel, tornando-se o terceiro piloto de F1 a conquistar este título, seguindo Lauda em 1977 e Vettel em 2013.

Curiosamente, Michael Schumacher nunca ganhou o prêmio, apesar de sua era dominante na Ferrari. Durante esse período, nomes como Tiger Woods, Ronaldo, Lance Armstrong (cujo prêmio foi posteriormente cancelado) e Roger Federer foram reconhecidos.

Verstappen, que concorre ao prêmio pela segunda vez após ter sido superado por Lionel Messi em 2022, teve uma temporada impressionante, com 19 vitórias em 22 corridas, acumulando 575 pontos no campeonato. Ele se tornou o primeiro piloto a liderar mais de 1.000 voltas em uma temporada e registrou a maior diferença de pontos entre o primeiro e o segundo lugar, terminando 290 pontos à frente de seu companheiro de equipe Sergio Perez.

Os outros concorrentes ao prêmio BBC World Sports Star of the Year 2023 incluem a ginasta Simone Biles, a futebolista Aitana Bonmati, o tenista Novak Djokovic, o futebolista Erling Haaland e o capitão de rugby sul-africano Siya Kolisi.

Biles, após um intervalo para cuidar da saúde mental, voltou à competição, conquistando quatro ouros e uma prata no Campeonato Mundial. Djokovic quebrou o recorde masculino de 22 Grand Slams de Rafael Nadal com vitórias no Aberto da França e no Aberto da Austrália, além de ter conquistado o US Open. Bonmati e Haaland são reconhecidos por seus feitos no futebol, enquanto Kolisi liderou a África do Sul ao seu quarto título na Copa do Mundo de Rugby.

O vencedor do prêmio será anunciado durante o show em 19 de dezembro.