F1: Verstappen diz que “se você não está preparado para uma longa luta, é melhor parar”

Depois da intensa temporada de 2021, Max Verstappen declarou que tal tipo de disputa não era sustentável a longo prazo. No entanto, recentemente ele disse que se os pilotos “não estão preparados” para uma longa luta, então “é melhor parar já”.

No ano passado, o holandês enfrentou Lewis Hamilton em uma acirrada disputa pelo título mundial, que se arrastou até a última volta da corrida de encerramento em Abu Dhabi. Além disso, a temporada de 2021 contou ainda com batalhas fortes na pista entre os dois candidatos ao primeiro lugar, que resultaram em batidas com Silverstone e Monza sendo as mais memoráveis.

Em entrevista ao The Guardian, o piloto da Red Bull disse que a intensidade da última temporada não era sustentável. “Você não pode ter todo esse drama todos os anos, com certeza.

“Não é bom para mim, não é saudável para ninguém na equipe – ambas as equipes.”

Neste ano, a disputa foi mais tranquila para Verstappen que depois da sexta corrida assumiu o P1 e não o deixou mais. A partir daí, o holandês apenas abriu uma grande vantagem para o seu maior rival em 2022, Charles Leclerc, da Ferrari. De 22 corridas no ano, Max venceu 15.

No ano que vem, a Mercedes promete uma disputa mais dura em um calendário que será o mais cheio da história, com 24 corridas no ano. Em Abu Dhabi, no final desta temporada, Verstappen foi questionado sobre seus comentários anteriores a respeito da intensidade insustentável de batalha durante um longo período e se ele estava preparado para uma disputa de constante mudança de liderança por 24 corridas seguidas. Ele respondeu: “Se você não está preparado, é melhor parar já né? Quero dizer, acho que somos todos pilotos e amamos correr.

“Claro, é bom ter uma temporada como a do ano passado, mas é sempre bom ter uma temporada como esta. Seria muito difícil se você tivesse isso todos os anos, ano que eu tive no ano passado.

“Mas isso também não acontece na F1, então deve ficar tudo bem.”

A mesma pergunta foi feita à Leclerc, vice-campeão de 2022. O monegasco disse: “Acho que estamos todos preparados para temporadas mais longas. Espero que seja acirrado. É sempre bom ter uma luta até o fim.

“Mas estou preparado para mais corridas e para uma temporada mais longa, espero.”