O chefe da Ferrari, Fred Vasseur, admitiu que a Ferrari não está executando tão bem as estratégias nos fins de semana de corrida como fazia na temporada de 2024 da Fórmula 1.
A equipe ainda não venceu nenhum Grande Prêmio em 2025, mesmo depois de 10 corridas. Ganhou uma Sprint na China com Lewis Hamilton, mas a equipe acabou sendo desclassificado da corrida principal por problemas técnicos.
Atualmente, a Ferrari está na terceira posição no campeonato mundial de construtores, 16 pontos atrás da Mercedes e 191 pontos atrás da atual líder, McLaren.
“Não fizemos um bom trabalho nas primeiras corridas, tivemos a desclassificação na China. Estávamos 60 pontos atrás de Red Bull e Mercedes naquele momento da temporada. No geral, acho que conseguimos uma boa recuperação, pelo menos em relação à Red Bull e Mercedes. Em comparação com a McLaren, eles ainda estão um passo à frente. Isso significa que precisamos fazer um trabalho melhor e seguir evoluindo,” disse Vasseur.
O chefe da Ferrari reconheceu que houve falhas em algumas ocasiões, mas também destacou que a equipe está trabalhando para melhorar.
“Tive a sensação de que, em algumas ocasiões neste ano, perdemos oportunidades e não fizemos o mesmo nível de trabalho que fizemos no ano passado. E isso, claramente, é algo que precisamos melhorar. Mas é verdade que, se você quer vencer o campeonato e acho que essa foi uma boa lição de 2024, você não pode deixar pontos pelo caminho.”
“No ano passado, tivemos um duplo abandono no Canadá. Também tivemos algumas provas com quebras e problemas — e é nisso que temos que melhorar, com certeza,” acrescentou.
“O objetivo inicial era lutar pelo campeonato, mas acho que isso vale para nós, para a McLaren, para a Red Bull e para a Mercedes. Todos começamos a temporada com essa mentalidade de brigar pelo título. Se compararmos com as expectativas, provavelmente a McLaren está um passo à frente de todo mundo,” concluiu.