F1: Stella fala sobre motivo da McLaren não implementar mais atualizações em 2025

A McLaren não terá mais atualizações para o seu carro na reta final da temporada 2025 da Fórmula 1, apesar da crescente intensidade na disputa pelo título de pilotos. Andrea Stella, chefe da equipe, explicou que o time chegou a um ponto de ‘platô’ no desenvolvimento do MCL39, o que impossibilitou a introdução de novos upgrades que pudessem oferecer melhorias significativas no desempenho do carro.

Embora a McLaren já tenha garantido o campeonato de construtores, a disputa pelo título de pilotos entre Lando Norris e Oscar Piastri segue acirrada, com Max Verstappen também na luta. Nos últimos cinco GPs, Verstappen tem descontado uma grande diferença para os líderes, especialmente após a introdução de novos componentes no carro da Red Bull Racing, como o assoalho e a asa dianteira. Já a McLaren não trouxe nenhuma nova atualização nas últimas corridas, o que coincidiu com um desempenho instável de Piastri, que perdeu a liderança do campeonato para Norris pela primeira vez desde a Arábia Saudita.

Stella explicou que, ao atingir um ponto de maturidade no projeto do MCL39, o time questionou a viabilidade de continuar a desenvolver o carro atual: “Foi um grande esforço produzir as atualizações que trouxemos até a metade da temporada, mas chegou um momento em que nos perguntamos: ‘Deveríamos continuar?’ Porque já estávamos lutando para melhorar algo que já estava bem maduro”, afirmou o dirigente.

Lando Norris (GBR) McLaren MCL39 and team mate Oscar Piastri (AUS) McLaren MCL39 battle for the lead of the race.
Foto: XPB Images

O chefe da McLaren também destacou que é comum, em desenvolvimento de carros de F1, que algumas equipes tentem inovações e acabem indo na direção errada. Segundo ele, quando a equipe enfrenta problemas específicos, como o equilíbrio da frente ou da traseira do carro, é mais fácil encontrar melhorias: “A Red Bull falou, por exemplo, sobre dificuldades com o equilíbrio da asa dianteira ao usar asas traseiras grandes, e nisso é mais fácil encontrar tempo de volta, pois você está corrigindo um problema específico”, concluiu Stella.

Diante desse cenário, a McLaren decidiu focar em suas forças, sem a expectativa de grandes avanços no desenvolvimento do MCL39, e agora se prepara para os desafios da próxima temporada, com as lições aprendidas ao longo de 2025.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.