F1: Sauber tem bom desempenho na qualificação e vai “lutar pelo top 10” no GP da Espanha

A qualificação do GP de Barcelona foi positiva para a Sauber, que se colocou em uma boa posição para brigar por pontos na corrida de domingo. Tanto Valtteri Bottas quanto Zhou Guanyu passaram para o Q2, terminando em P12 e P15, respectivamente. Confira o que os pilotos e o representante da equipe disseram sobre a sessão qualificatória.

 

Alessandro Alunni Bravi – Representante da Equipe

“Barcelona, com seu traçado mais tradicional, nos dá uma importante oportunidade de avaliar nosso pacote e o equilíbrio do carro em um cenário conhecido. Hoje, pudemos ver que progredimos como equipe com a introdução do pacote mais recente e com a boa execução de todos na pista. Podemos estar felizes com o resultado de hoje, para o qual devemos tributar todo o esforço feito em Hinwil nos últimos meses para constantemente trazer atualizações para a pista. Sabemos que esta é a melhor maneira de reduzir a diferença para nossos rivais e colocar ambos os nossos carros em uma posição em que estejam consistentemente lutando por pontos. Todos estão dando o seu melhor para se recuperar: hoje conseguimos ficar à frente tanto dos RBs quanto das Williams, além de um carro da Haas – nossos principais concorrentes na pista. Tanto Valtteri quanto Zhou tiveram sessões sólidas e conseguiram seus melhores setores quando mais importava. Valtteri esteve muito perto do Q3, mas, de qualquer forma, sua posição nos dá confiança de que ele pode lutar desde o início por pontos por mérito próprio. Estamos realmente felizes pelo Zhou: depois de três corridas difíceis, ele voltou para a posição onde deveria estar. Ele ganhou mais confiança e pareceu confortável durante a classificação – isso é muito positivo tanto para ele quanto para a equipe. Agora, precisamos focar na corrida de amanhã: há um trabalho a ser concluído. Sentimos que podemos jogar nossas cartas e faremos tudo para colocar ambos os nossos pilotos em uma posição de lutar por um lugar no top dez.”

 

Valtteri Bottas

“É bom ver ambos os carros chegando ao Q2: o sentimento na pista foi bom hoje, e o fim de semana tem sido bastante decente até agora. Definitivamente, temos um carro melhor neste fim de semana em comparação com os eventos anteriores, tenho me sentido confiante com ele o fim de semana todo; as novas peças que trouxemos certamente desempenharam seu papel, permitindo-nos dar um pequeno, mas concreto passo à frente. Acredito que este resultado foi o máximo que poderíamos alcançar hoje, é onde estamos com nosso ritmo no momento – e não estamos muito longe do Q3 também, o que é definitivamente encorajador. Acho que esta é a melhor chance de pontos que tivemos nesta temporada até agora, mas o trabalho está obviamente apenas pela metade: precisamos estar no topo do nosso jogo amanhã, para converter esta posição em uma chance real no top dez.”

 

Zhou Guanyu

“É realmente bom ter voltado ao Q2 hoje, mas, embora este seja um bom resultado, é igualmente importante para mim que o sentimento no carro e minha confiança tenham retornado. Sabíamos que sair do Q2 seria difícil, já que usamos um novo jogo de pneus macios no Q1, nos forçando a começar com pneus usados antes de trocar para um novo conjunto. Mas não podemos reclamar com o resultado final. Fizemos um passo atrás e fizemos um tipo de reinício neste fim de semana: as últimas corridas foram difíceis, então optamos por algumas mudanças significativas, incluindo a troca do meu chassi – e parece que as coisas estão se encaixando muito melhor agora. Também estou feliz em ver que avançamos e fomos muito mais rápidos como equipe neste fim de semana: continuaremos trabalhando duro para transformar essas melhores posições no grid em um bom resultado amanhã, embora saibamos que o top dez parece muito forte no momento.”