F1: Sauber apresentou um ritmo melhor, mas não pontuou em Abu Dhabi

A Kick Sauber F1 Team (Sauber) encerrou a temporada 2024 de Fórmula 1 de forma emocionante no icônico do Circuito Yas Marina em Abu Dhabi, com uma corrida que marcou o fim de três anos com Valtteri Bottas e Zhou Guanyu, que terminaram a prova com um abandono para Bottas e um P13 para Zhou. Para o próximo ano, a equipe terá uma nova dupla de pilotos, o experiente Nico Hulkenberg e o brasileiro Gabriel Bortoleto, que conquistou o título da Fórmula 2 neste domingo (08) também em Abu Dhabi.

Alessandro Bravi, chefe da equipe: “A corrida de hoje foi agitada e encerrou uma temporada difícil, com apenas quatro pontos marcados em 24 corridas. O momento mais significativo veio antes da corrida, quando nos despedimos de Zhou e Valtteri após três anos juntos, nos quais eles contribuíram muito para nossa causa e nos apoiaram em tempos desafiadores. Valtteri deu tudo de si esta noite, mas teve falta de sorte com dois incidentes, um com Sergio Perez na primeira volta, resultando em uma troca de asa dianteira e uma penalidade, e outro com Kevin Magnussen na volta 30, que causou danos à suspensão e forçou seu abandono. Não é o final que esperávamos, mas celebraremos seus esforços incríveis e desejaremos a ele o melhor para o futuro. Zhou fez uma corrida forte, se recuperando de uma ‘queima’ de largada e consequentemente penalidade para terminar em 13º, graças ao seu ritmo e uma estratégia bem executada. Também desejamos a ele muito sucesso em seu próximo capítulo. Queremos agradecer a todos em Hinwil, na pista e na Ferrari por seu trabalho duro nesta temporada. Parabéns à McLaren por seu título no campeonato de construtores que foi bem merecido, uma prova de perseverança e trabalho em equipe. Inspirados, agora nos concentramos no período pós-temporada para construir uma base sólida para 2025 e além”, concluiu.

Bottas: “Infelizmente, hoje pareceu uma espiral descendente após o incidente na primeira volta, pelo qual também recebi uma penalidade. Dali em diante, fiquei na retaguarda, mas continuamos tentando e pressionando. Mais tarde na corrida, tive contato com Kevin (Magnussen) enquanto defendia a posição. Travei na freada com pneus velhos e basicamente bati nele. Esse foi meu erro, e é uma pena que minha última corrida com a equipe tenha terminado assim. Sabemos que demos tudo de nós e isso é tudo o que podíamos fazer esta noite. À medida que mais uma temporada entra nos livros, e eu planejo o que vem a seguir, quero reservar um momento para agradecer a todos na equipe, a todos na Ferrari (fornecedora de motor e câmbio para a Sauber) e a todos os torcedores pelo incrível apoio neste ano”, acrescentou.

Zhou: “Foi um final de semana emocionante e, embora eu desejasse que pudéssemos terminar com um resultado melhor, não podemos deixar que hoje diminua os três anos que passei com a equipe. Não acho que o ritmo estava no seu melhor hoje, mas estávamos lá lutando e demos tudo de nós. Começar em 15º sempre seria difícil, e uma parada lenta e a penalidade nos tiraram da disputa pelos pontos. Ainda assim, foi a última corrida, e acho que executamos nosso dia tão bem quanto podíamos. Só quero agradecer a todos na equipe e os fãs pelo apoio nos últimos três anos, foi realmente um prazer. Agora é para o próximo capítulo para mim, mas também desejo à equipe tudo de melhor para o futuro”, finalizou o piloto chinês.

O F1MANIA.NET acompanha o GP de Abu Dhabi ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.