F1: Sainz pode ser punido por palavrão em coletiva da FIA no Bahrein

Carlos Sainz poderá enfrentar uma penalidade da FIA por usar linguagem considerada imprópria (palavrão) durante a coletiva de imprensa oficial antes do GP do Bahrein de Fórmula 1. O piloto espanhol usou o termo ‘shit happens’ (merdas acontecem) ao comentar sobre uma multa recebida em uma etapa anterior da temporada.

“Não sei se vou levar outra multa por dizer isso, mas… shit happens”, disse Sainz ao responder sobre a penalização de €20 mil, sendo metade com suspensão condicional, imposta por seu atraso de cinco segundos na execução do hino nacional antes do GP do do Japão. Segundo o piloto, o atraso foi causado por um problema estomacal, confirmado por avaliação médica da própria FIA.

A entidade máxima do automobilismo tem adotado uma postura mais rígida quanto ao uso de palavrões em eventos oficiais, como parte da política do presidente Mohammed Ben Sulayem, de manter o discurso dos pilotos em um padrão mais formal.

O caso de Sainz se torna o segundo em pouco tempo envolvendo esse tipo de conduta. Max Verstappen foi punido com trabalho comunitário após falar um palavrão em Singapura no ano passado, enquanto Charles Leclerc recebeu uma multa de €10 mil, metade também suspensa, por incidente semelhante na coletiva de imprensa no GP do México. Leclerc, no entanto, se desculpou imediatamente, o que foi levado em consideração pela FIA.

Agora, resta saber se o piloto da Williams, Sainz também terá de encarar os comissários por conta de suas palavras.

O F1MANIA.NET acompanha o GP do Bahrein ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.

🎥 Vídeos mais recente