F1: Russell discute “afirmação” enviada por sua performance no GP de Sakhir em 2020

George Russell declarou que as emoções de montanha-russa que o GP de Sakhir de 2020 proporcionaram uma “afirmação maior” do que uma vitória confortável teria.

Em 2020, o britânico substituiu Lewis Hamilton, que estava com Covid-19, e perdeu a penúltima corrida daquela temporada. No Sakhir, Russell terminou em nono, mas chegou a disputar a vitória. Ele se classificou ao lado do companheiro de equipe, Valtteri Bottas, na primeira fila. O piloto britânico liderou a corrida até o primeiro pit stop duplo na volta 63 de 87 durante um período de safety car. Entretanto, houve um erro nessa parada e Russell foi mandado para a pista com os pneus dianteiros do finlandês, obrigando-o a parar novamente.

Assim, George acabou caindo para o quinto lugar, e com os pneus novos ele ultrapassou Bottas novamente e estava atrás de Sergio Perez, que liderava a corrida naquele momento, quando um furo em seu pneu destruiu suas esperanças de vitória, deixando-o apenas para conquistar seus primeiros pontos no campeonato mundial.

O britânico acredita que os eventos que teve que enfrentar naquele dia, o fizeram crescer e evoluir como piloto, para que em 2022 pudesse se assumir um assento em tempo integral na Mercedes. Este ano, ele ainda conquistou sua primeira vitória na F1 no GP de São Paulo.

Em uma entrevista ao podcast High Performance, ele disse: “Eu efetivamente perdi a vitória por causa de um furo. Mas, ao ter aquele furo, também deu a oportunidade de abrir caminho de volta ao pelotão e ultrapassar Valtteri novamente, o que de certa forma foi quase uma afirmação maior do que teria sido se eu tivesse vencido a corrida e aberto vantagem.

“Obviamente, terminei a corrida incrivelmente desapontado e chateado por não estar no degrau mais alto do pódio. Mas provavelmente dentro de 24 horas, pensei que talvez fosse uma benção disfarçada.

“Tive a oportunidade de mostrar do que era capaz. Acho que se eu tivesse ido lá e vencido aquela corrida, provavelmente o respeito lá porque quase teria sido muito fácil.

“Enquanto as pessoas me viram lutar por todas as opções – elas me viram lutar no início, me viram lutar no campo, viram aquela paixão quando furei o pneu e senti que as pessoas assistindo estavam nessa jornada comigo.

“Se eu tivesse vencido aquela corrida, não teria mudado nada para mim. Estou aqui para ser campeão mundial de F1 e não estaria mais feliz ou triste hoje se tivesse vencido aquela corrida, então foi um pensamento bastante intrigante.”