F1: Ricciardo e Tsunoda refletem sobre os desafios da corrida na Áustria

O GP da Áustria teve bons rendimentos para Daniel Ricciardo, piloto da Visa CashApp RB, que terminou em P9 em uma corrida na qual começou de P11. Já para Yuki Tsunoda, o resultado foi o mesmo de que quando a prova começou, em P14. Os pilotos e membros da equipe comentaram sobre a corrida e o desempenho do carro.

 

Daniel Ricciardo

“Foi uma corrida difícil e acho que estivemos um pouco mais na defensiva, então exigiu muita concentração e esforço. Tive um bom começo pelo lado de fora e estava indo bem, mas depois perdi algumas posições porque não havia mais espaço e tive que sair da pista. Depois que nos estabilizamos após o início da corrida, acho que fizemos bem; a equipe fez um bom trabalho com a estratégia para garantir a posição sobre os Alpines, e então sinto que fiz uma boa defesa contra o Fernando [Alonso] e depois o Pierre [Gasly] no último trecho. Fizemos um bom avanço desde Barcelona, e foi um fim de semana melhor, então estou feliz por trazer para casa alguns pontos. Agora vamos tentar dar mais um passo à frente para Silverstone e talvez isso nos coloque em outra disputa por pontos.”

 

Yuki Tsunoda

“A corrida começou bem, eu estava atrás da Alpine e do Daniel após a largada, mas no terceiro trecho eu estava bem para trás. O ritmo não estava lá, e precisaremos descobrir o motivo. Com certeza, Daniel fez um bom trabalho durante a corrida de hoje, então no final, tivemos uma boa conclusão, e parecemos entender mais sobre a direção que nós, como equipe, devemos tomar para as próximas corridas, então isso é positivo.”

 

Claudio Balestri – Engenheiro-Chefe | Desempenho do Veículo

“Decidimos começar a corrida de hoje com pneus médios, semelhante à maioria dos outros carros, e no final da segunda volta Daniel estava em 12º e Yuki em 13º. Nesta fase, decidimos dividir as estratégias, fazendo o pit-stop de Daniel e deixando Yuki na pista para o primeiro trecho. A estratégia do undercut funcionou muito bem com Daniel, pois conseguimos ganhar posições contra os dois Alpines, mas os carros da Haas conseguiram permanecer à frente dele pelo restante da corrida. Nas últimas voltas, ele tentou pressionar Magnussen, mas não conseguimos ultrapassá-lo, então Daniel terminou em 9º, marcando dois pontos muito importantes. Quanto ao Yuki, sua corrida foi diferente e um pouco mais difícil. Fomos longos no primeiro trecho com os pneus médios e o ritmo estava semelhante ao do carro à frente com uma estratégia similar, mas ao realizar um último trecho mais curto, não conseguimos maximizar a vantagem, terminando em 15º. Sentimentos mistos, mas ainda estamos positivos, e agora direcionamos nossos pensamentos para a corrida da próxima semana em Silverstone, onde tentaremos melhorar ainda mais e conquistar mais pontos importantes.”

 

Laurent Mekies – Diretor da Equipe

“Nos poucos dias desde Barcelona, todos na fábrica e na pista têm trabalhado duro para ampliar nosso entendimento das atualizações que introduzimos na Espanha como parte de nosso programa agressivo de desenvolvimento. Esse trabalho continuou aqui durante a única sessão de Treino Livre, enquanto o Sprint também nos proporcionou dados valiosos. Nunca é ideal fazer comparações de especificações durante um fim de semana de Sprint, mas sentimos que era um investimento necessário para o nosso futuro a médio prazo. A equipe e os pilotos fizeram um trabalho muito bom montando a melhor configuração possível para sábado e domingo. Estamos levando para casa dois bons pontos, com Daniel terminando em 9º após uma batalha intensa hoje, e seguindo a forte classificação de ontem, onde terminamos a menos de dois centésimos do Q3. Yuki estava apenas um pouco atrás tanto na classificação quanto na corrida, mas com a batalha no meio do pelotão sendo tão acirrada como sempre, foi o suficiente para ele ficar fora dos pontos hoje. Mais uma vez, temos apenas alguns dias antes de voltarmos à pista, desta vez em Silverstone, não muito longe de nossa sede no Reino Unido. A menor diferença de ritmo pode fazer você ir de um final nos pontos para o fundo do grid, então todos na fábrica estarão trabalhando intensamente para continuar nosso programa de desenvolvimento do carro.”