F1: Red Bull reforça laços com a AlphaTauri para 2024

As relações mais estreitas entre a AlphaTauri e a Red Bull têm sido um fator crucial no ressurgimento da equipe menor na Fórmula 1 em 2023. A influência da Red Bull tem sido fundamental para a recuperação da AlphaTauri, que busca fortalecer ainda mais essa relação no futuro.

Depois de pontuar apenas quatro vezes nas primeiras 17 corridas, a AlphaTauri pontuou nas últimas três desde a introdução de um pacote de atualizações no GP dos EUA no mês passado. Com apenas duas etapas restantes em Las Vegas e Abu Dhabi, a equipe está a apenas sete pontos atrás da Williams na disputa pelo sétimo lugar no Campeonato de Construtores, depois de ocupar a última posição há algumas semanas.

Um novo relatório da publicação italiana Formu1a.uno, revelou detalhes sobre as circunstâncias por trás do renascimento da AlphaTauri, destacando a influência crucial da Red Bull. A relação entre as equipes está programada para se aprofundar ainda mais em 2024, espelhando a parceria entre a Ferrari e a Haas. A AlphaTauri irá correr com um carro mais ‘Red Bull-izado’ na próxima temporada.

O departamento técnico da AlphaTauri pretende trazer o máximo de atualizações possível para o encerramento da temporada em Abu Dhabi, visando estabelecer um caminho de desenvolvimento sólido para o carro de 2024. Segundo as mais recentes informações, o progresso súbito da AlphaTauri é comparável ao da McLaren nos últimos meses.

Desde mudanças na suspensão do carro de 2023 em Singapura em setembro, combinada com ajustes no assoalho, a plataforma aerodinâmica do AT04 tornou-se mais estável. A equipe também abordou a maior fraqueza do carro em 2023, o arrasto, aproveitando o tempo adicional no túnel de vento concedido pela redefinição do desenvolvimento da F1 no final de junho.

Uma melhoria na correlação entre os dados do túnel de vento e a pista desde agosto, impulsionou a recuperação da AlphaTauri, que tem acesso ao túnel de vento da Red Bull em Milton Keynes há mais de um ano. A equipe, embora mantenha seu departamento aerodinâmico em Bicester, planeja uma colaboração mais direta com a Red Bull.

A sinergia renovada entre as equipes será evidente tanto tecnicamente quanto comercialmente, com a AlphaTauri programada para mudar de nome em 2024. Grandes marcas como Hugo Boss e Adidas estão sendo cogitadas para um acordo de patrocínio principal, e a equipe, originalmente conhecida como Scuderia Toro Rosso de 2006 a 2019, adotará um nome mais alinhado à marca Red Bull. Essas mudanças, juntamente com a nomeação do novo chefe da equipe, Laurent Mekies, ex-diretor esportivo da Ferrari, fazem parte de um esforço concentrado para estabelecer um futuro mais consistente para a AlphaTauri.