F1: Projeto Audi motivou entrada de Bortoleto na Sauber em 2025

Gabriel Bortoleto revelou detalhes sobre sua futura entrada na Fórmula 1 pela equipe Sauber em 2025. Campeão da Fórmula 3 e atual líder da Fórmula 2, Bortoleto compartilhou um pouco de sua transição e a influência de seu mentor e manager Fernando Alonso no processo de negociação. Além disso, o Projeto Audi, apresentado ao brasileiro pelo chefe de equipe Mattia Binotto, foi um dos motivos que levou o brasileiro para a equipe suiça. A decisão é vista como um passo estratégico na carreira do jovem piloto, que até então fazia parte da Academia de Talentos da McLaren.

Falando aos jornalistas brasileiros na manhã desta quarta-feira (5), com a presença do F1MANIA.NET, Bortoleto afirmou que a decisão de assinar com a Sauber veio após uma análise cuidadosa das possibilidades de ascensão na Fórmula 1. Ele expressou seu entusiasmo pelo “projeto Audi” apresentado por Mattia Binotto, atual chefe da equipe.

Faça o F1Mania.net sua fonte preferida de notícias no Google e também no Google Discover.

“Primeiramente, estamos fazendo um trabalho muito legal com a McLaren esse ano, mas eles não tinham uma vaga na Fórmula 1 e eu gostei muito do projeto Audi que o Mattia me apresentou”, explicou Bortoleto, ressaltando a solidez do plano de desenvolvimento que a Sauber pretende implantar com o apoio da Audi. Essa parceria deve se intensificar nos próximos anos, quando a montadora alemã assumirá a estrutura da Sauber com um projeto ambicioso para a Fórmula 1.

Bortoleto destacou ainda que a ausência de vagas na McLaren para 2025 foi um fator decisivo, pois a equipe inglesa não conseguiu integrar o jovem piloto em sua formação principal, o que abriu caminho para a negociação com a Sauber. O brasileiro deixou claro que o contrato com a McLaren não foi um impeditivo.

“Não teve tanta implicação do jeito que a mídia colocou, sobre McLaren, Sauber, negociação, liberação. Foi algo bem pacífico e mais calmo”, disse Bortoleto.

Siga o F1Mania.net e receba as últimas notícias da Fórmula 1 pelo WhatsApp.

Uma peça chave na negociação com a Sauber foi Fernando Alonso, que gerencia a carreira de Bortoleto através da A14 Management, empresa de agenciamento esportivo que o espanhol dirige ao lado de Albert Rescola Coll e Alberto Fernández Albilares. “Sobre o Fernando, ele é meu manager junto com o Albert e o Alberto, eles são os três donos da A14 e fizeram toda a questão de negociação”, relatou Bortoleto. Ele acrescentou que, por estar focado nas competições da Fórmula 2, Alonso e sua equipe foram os principais condutores do processo.

Para o jovem brasileiro, a presença de Alonso como mentor é um diferencial na preparação para o exigente ambiente da Fórmula 1. “Obviamente que o Fernando estava envolvido [na negociação] – mas acredito que quem realmente se envolveu mais foi o Alberto, que está aqui comigo hoje também,” completou o piloto.