F1: Pirelli responde a críticas de Hamilton sobre pneus de chuva

Após o adiamento da sessão de classificação para a manhã deste domingo (03/11), por conta da forte chuva que atingiu a região do autódromo de Interlagos no sábado, Lewis Hamilton criticou a qualidade dos pneus de chuva da Fórmula 1, sugerindo que, se os compostos fossem mais eficazes, os pilotos poderiam ter realizado a sessão. Hamilton interrompeu uma entrevista com o CEO da F1, Stefano Domenicali, para expressar sua insatisfação. Em resposta, a Pirelli, fornecedora oficial de pneus da categoria, reconheceu que o desempenho dos pneus de chuva ainda precisa de melhorias, mas afirmou que essa não foi a principal razão para o atraso na classificação.

Mario Isola, diretor da Pirelli, comentou sobre a situação, mencionando que a decisão de suspender a sessão de classificação foi do diretor de prova, Niels Wittich, e não estava diretamente relacionada ao desempenho dos pneus. “Não sei por que Niels decidiu não dar o sinal verde para a sessão,” afirmou Isola, citando possíveis fatores como a baixa visibilidade, a presença de água na pista e o risco de aquaplanagem como possíveis justificativas.

Isola destacou que, apesar das limitações dos pneus de chuva atuais, é possível correr com eles, ainda que em ritmo reduzido. “Se for apenas uma questão de desempenho, significa que eles vão mais devagar, e o mais rápido entre os carros lentos define o melhor tempo,” afirmou. O diretor da Pirelli ainda destacou que a empresa está trabalhando em uma nova versão do pneu de chuva, que deve ser introduzida na próxima temporada. No entanto, ele frisou que ainda não houve uma oportunidade adequada para testar esses pneus em uma pista com alta exigência para os compostos.

A Pirelli reconhece o desafio e se compromete a melhorar a performance dos pneus de chuva, reforçando que a segurança dos pilotos é sempre prioridade.

O F1MANIA.NET acompanha o GP de São Paulo ‘in loco’ com os jornalistas Gabriel Gavinelli, Kadu Gouvêa e Nathalia De Vivo.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.