O piloto da McLaren, Oscar Piastri, afirmou que sua equipe está gradativamente se tornando ‘mais confortável’ com uma posição competitiva no grid da Fórmula 1.
A equipe de Woking iniciou a temporada atual em desvantagem, mas conseguiu desenvolver significativamente seu carro ao longo da temporada, com grandes atualizações sendo implementadas na Áustria e em Singapura, impulsionando-a de um competidor comum para a segunda equipe mais rápida, atrás apenas da Red Bull.
Piastri e Lando Norris conquistaram nove pódios nas últimas onze corridas, e agora estão a caminho de encerrar a temporada em quarto lugar no Campeonato de Construtores, com progressos limitados pelo início lento da temporada.
Apesar de um breve renascimento em meados de 2021, a McLaren tem sido predominantemente uma equipe do pelotão intermediário desde que Zak Brown assumiu o controle como CEO em 2018. No entanto, finalmente, estão sendo feitos progressos, e Piastri descreve como a equipe está se ajustando à vida como líder novamente.
“Eu sempre acreditei na equipe que, se tivéssemos um carro capaz de lutar na frente, estaríamos prontos para isso”, disse Piastri à imprensa. “Acho que conseguimos mostrar isso na segunda metade do ano. O desenvolvimento e o progresso do carro, em particular, foram incríveis. Agora, estamos nos acostumando gradualmente a estar na frente.”
Piastri destacou que um fator-chave para a recuperação da McLaren, foi a correlação entre os dados da fábrica e o desempenho real do carro na pista.
“Foi uma virada incrível, com certeza”, afirmou. “A primeira atualização que colocamos, realmente nos deu um passo extra em desempenho, e tudo mais desde então fez o mesmo. A coisa mais encorajadora foi que tudo o que queríamos colocar no carro e todas as mudanças que íamos fazer com o carro, funcionaram como deveriam. Todos os números que esperávamos eram basicamente os mesmos na vida real, o que nem sempre é garantido. Acho que foi notável”, encerrou o australiano.