O chefe da Pirelli Motorsport, Mario Isola, afirmou que ‘não é segredo’ a possibilidade da construção de pneus menores e mais leves para a temporada 2026 da Fórmula 1.
Uma meta-chave da grande reformulação regulamentar para 2026, é reduzir o tamanho e a massa, ou pelo menos limitá-la, dos carros da F1, visando aprimorar as disputas e consequentemente, as corridas.
Regulamentos de carros mais largos em 2017, aliados às regulações de efeito solo de 2022 e pneus de 18 polegadas, contribuíram para o peso mínimo de 798 kg de um carro atual de F1.
A Pirelli, fornecedora exclusiva de pneus da F1 até 2027, com opção de mais um ano, procura mitigar esse aumento de peso investigando uma construção de pneus menores.
“Em 2026, teremos um carro completamente novo e provavelmente um novo tamanho de pneu”, disse Isola à imprensa. “Pneus menores e mais leves. Ainda não está definido, mas o objetivo não é segredo, que é projetar carros mais leves, mais ágeis, e os pneus fazem parte do peso do carro. Então, pode ser que tenhamos que fornecer pneus menores.”
“Se precisarmos fornecer pneus menores, como fizemos no passado, faremos isso novamente em 2026. É parte do nosso acordo com a Fórmula 1 seguir o pedido das partes interessadas, e projetar um pneu que esteja sempre de acordo com a meta definida por todas as partes interessadas”, disse ele.
O tamanho é uma das únicas opções que resta à Pirelli para reduzir o peso dos pneus, com a marca italiana já utilizando tecnologia de economia de peso em sua construção atual de borracha para a F1. “Nos elementos na construção, já estamos usando materiais que são materiais de alta tecnologia e muito leves”, acrescentou Isola.
“Então, nossa pesquisa e desenvolvimento em novos materiais, e temos um departamento dedicado a materiais reforçados e compostos, estão sempre buscando melhorar a resistência do material, mantendo o peso o mais baixo possível.”
Com a Pirelli pensando à frente para 2026 e a meta de reduzir o peso, os fãs da F1 podem vislumbrar carros mais ágeis e leves no futuro próximo.
Enquanto as regulamentações de efeito solo de 2022 foram projetadas para melhorar as corridas, o tamanho e a massa dos carros da geração atual limitam a possibilidade dos pilotos de disputarem lado a lado.
Em 2023, os carros têm aproximadamente 5,63m de comprimento, 2m de largura e 95cm de altura, combinados com o limite mínimo de peso mencionado de 798 kg, excluindo o piloto.
Isso não apenas levou a Pirelli a repensar sua estratégia para 2026, mas também a F1 a buscar carros mais curtos, estreitos e leves como um todo.
O F1MANIA.NET cobre o GP de Las vegas da F1 ‘in loco’ com Victor Berto.