F1: Norris diz que objetivo da McLaren é o terceiro lugar na classificação de construtores em 2023

O piloto da McLaren, Lando Norris, acredita que alcançar a Ferrari na disputa pelo terceiro lugar no campeonato de construtores, é um objetivo possível para sua equipe nas cinco corridas restantes da temporada 2023 da Fórmula 1.

A McLaren vem de dois pódios consecutivos, no Japão e no Catar, e agora está apenas 11 pontos atrás da Aston Martin, que ocupa a quarta posição.

“É possível”, disse Norris quando perguntado sobre a possibilidade de alcançar a Ferrari na disputa pelo terceiro lugar. “Eu acho que sim. Há algumas corridas, estávamos 70 e poucos pontos atrás da Aston. E Fernando (Alonso) disse que estávamos muito confiantes também!”

O piloto britânico destacou que a melhora da McLaren na segunda metade da temporada é resultado de um progresso em todas as áreas, incluindo os pit stops, com a equipe tendo estabelecido um novo recorde mundial de 1,8 segundos no último fim de semana.

“Acho que estamos fazendo um bom trabalho, não apenas em termos de ritmo, mas hoje tivemos um pit stop de 1,8 segundos, o que é bastante impressionante dos rapazes”, disse Norris. “Eles têm trabalhado muito duro, então recompensar toda a equipe de forma consistente é apenas mais motivador e um impulso maior a cada fim de semana.”

No entanto, Norris está ciente de que as duas próximas pistas do calendário, Austin e México, apresentam configurações de circuito de alta velocidade que se adequam aos pontos fortes do carro MCL60 da McLaren.

O britânico afirmou que a Mercedes era tão rápida quanto a McLaren no circuito de Lusail, mas uma colisão na primeira volta entre seus pilotos prejudicou as chances da equipe alemã.

Enquanto isso, Norris também acredita que a Ferrari possa voltar à forma novamente, com a equipe de Maranello convertendo a pole position na única vitória não-Red Bull do ano em Singapura.

“Sabemos que a Mercedes é muito rápida, provavelmente tão rápida quanto nós hoje, mas eles continuam cometendo erros”, continuou Norris. “Então, tenho certeza que se eles tiverem um fim de semana limpo, talvez tornem nossa vida um pouco mais difícil, e portanto, não estou tão confiante em dizer isso.”

“Mas como eu estava comparando com a Ferrari, foi apenas três finais de semana atrás que a Ferrari estava perto, estava na pole e quase ganhando corridas e nada mudou realmente, é apenas uma pista diferente. Estamos parecendo melhores, eles estão parecendo um pouco piores. Acho que definitivamente não estamos confiantes demais. Estamos apenas confiantes, acho que precisamos estar, mas sabemos que ainda haverá algumas corridas em que não estaremos tão fortes”, concluiu Norris.