F1: Marko elogia e afradece a Tost por sua importância nos títulos de Vettel e Verstappen

O GP de Abu Dhabi de Fórmula 1 marcou a última corrida de Franz Tost como Diretor da AlphaTauri, e o austríaco que esteve à frente da equipe desde sua criação, em 2006, recebeu elogios de seu compatriota e consultor da Red Bull, Helmut Marko.

Ao longo de sua gestão na AlphaTauri, Tost conduziu a equipe à vitória em duas corridas, o GP da Itália em 2008 e novamente em 2020, com Sebastian Vettel e Pierre Gasly, respectivamente.

Vettel, que teve Tost como chefe na Toro Rosso (antigo nome da AlphaTauri), conquistou quatro títulos na F1 com a Red Bull, enquanto Max Verstappen, que também correu com por Tost na Toro Rosso em 2015, assegurou até agora três títulos com a Red Bull.

Marko destacou a importância de Tost na formação de Vettel e Verstappen antes de suas mudanças para a Red Bull: “Os dois campeões que trouxemos foram à escola com ele. Franz costumava dizer, ‘Leva três anos para alguém amadurecer na Fórmula 1’. No entanto, eu disse a ele que Vettel e Verstappen não precisariam de três anos, um ano de treinamento já seria suficiente para eles. Mas graças ao excelente treinamento de Franz, eles já eram material para campeonato quase imediatamente quando mudaram para a Red Bull.”

Apesar de se afastar do papel de Diretor da Equipe, Tost continuará a oferecer suporte à equipe como consultor. Marko afirmou que o filho do falecido fundador da Red Bull, Dietrich Mateschitz, irá dar a Tost um presente especial.

“Mark Mateschitz já lhe entregou, simbolicamente, um modelo de carro. Ele receberá o carro completo no futuro. Em 2024 e 2025, ele permanecerá de prontidão como consultor. Isso significa que, se precisarmos dele, podemos contatá-lo. Além disso, fora da Fórmula 1, ele está livre para fazer o que quiser. Como tiroles, merece voltar a esquiar após 18 anos na F1”, encerrou Marko.