F1: Marko deve continuar na Red Bull, mesmo após rumores sobre aposentadoria

A controvérsia em torno da Red Bull Racing e da alegada luta pelo poder entre Christian Horner e Helmut Marko parece ter diminuído. Nem um nem outro deixarão a equipe. No entanto, teria ocorrido uma possível conversa sobre a aposentadoria de Marko, mas as chances de que ele realmente saia são muito pequenas, pelo menos por enquanto.

Uma suposta luta pelo poder estaria ocorrendo dentro da equipe campeã da F1. Após a morte do chefe da Red Bull, Dietrich Mateschitz, Horner teria buscado aumentar seu poder dentro da divisão esportiva do grupo e também obter mais controle sobre a AlphaTauri. O consultor da equipe, Marko, seria atingido diretamente às custas disso. O piloto Max Verstappen também foi envolvido nos rumores e apontado como apoiador da permanência de Marko.

Todos esses rumores foram negados pela equipe. No entanto, a revista Business F1, relata que o consultor da equipe, Marko, teve que ‘lutar’ para manter seu lugar no time. Dada a idade de Marko, não é surpreendente que o austríaco tenha pensado em se aposentar. Segundo a revista, Oliver Mintzlaff, substituto de Mateschitz, foi quem pensou nisso.

A revista afirmou: “O lado não relacionado a bebidas da Red Bull é administrado pelo alemão Oliver Mintzlaff, e os alemães têm opiniões muito fortes sobre a idade de aposentadoria, muitos executivos alemães ainda capazes são forçados a se aposentar quando atingem seus 60 anos. No entanto, Marko é considerado ter formado um forte vínculo com Mintzlaff e resolvido essa questão com ele.”

Marko supostamente teria dito a um amigo que estava pensando em se aposentar no final deste ano, mas realmente sua despedida da Fórmula 1 após 2023 parece ser muito improvável. Amigos de Marko também dizem que ele não depende financeiramente da F1 e não precisa do esporte nesse sentido. O consulor da equipe é descrito como um empresário bem-sucedido.