Helmut Marko, consultor da Red Bull Racing, obviamente se posicionou ao lado de Max Verstappen no embate verbal com George Russell, que se intensificou após o GP do Catar de Fórmula 1. Marko criticou a postura de Russell, sugerindo que o britânico deveria ‘se manter na verdade’ ao lidar com o episódio.
O desentendimento entre os pilotos teve início em Doha, onde Verstappen recebeu uma punição de uma posição no grid por ter atrapalhado Russell durante a sessão de classificação. O holandês, no entanto, acredita que a penalidade foi fruto de uma manobra deliberada do rival da Mercedes para prejudicá-lo. Desde então, Verstappen declarou ter perdido todo o respeito por Russell.
Na quinta-feira, em Abu Dhabi, Russell deu continuidade à discussão, acusando Verstappen de ter sugerido, antes da corrida no Catar, que poderia colidir intencionalmente com ele.
Ao comentar a situação, Marko afirmou que o conflito está fora de controle. “Isso já foi longe demais e deveria ficar apenas entre os pilotos. Mas acima de tudo, é necessário manter a verdade”, afirmou ele à Sky Sports alemã.
Marko também aproveitou para criticar o comportamento geral dos pilotos, que têm usado o rádio para reclamar constantemente de situações na pista. “Nos últimos anos, isso se cristalizou. Na menor ofensa ou situação duvidosa, as pessoas reclamam imediatamente e pedem que o chefe de equipe leve o caso aos comissários. Esse tipo de ‘choradeira’ não é digno do nosso esporte”, concluiu.
O atrito entre Verstappen e Russell vem chamando a atenção neste final de semana em Abu Dhabi. Apesar das palavras de Marko, as declarações contundentes de ambos os pilotos indicam que a rivalidade ainda está longe de ser resolvida.
O F1MANIA.NET acompanha o GP de Abu Dhabi ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.