F1: Horner abre caminho para Andretti através de aquisição de equipe existente

O chefe da equipe Red Bull, Christian Horner, reiterou que as portas da Fórmula 1 permanecem abertas para a entrada da equipe Andretti, contanto que seja por meio da aquisição de uma equipe já existente no grid. A tentativa da equipe americana de ingressar na categoria em parceria com a marca General Motors, Cadillac, para as temporadas de 2025 ou 2026, foi barrada pela FOM, apesar de ter passado pelas fases iniciais de aplicação junto à FIA.

Essa não foi a primeira vez que Michael Andretti enfrentou obstáculos em seus esforços para se juntar à Fórmula 1. Uma tentativa anterior de adquirir a equipe Sauber não se concretizou no último momento em 2021. Apesar dos desafios crescentes para a entrada da Andretti na F1, Horner não descarta completamente a possibilidade.

“A Fórmula 1 deixou sua posição clara”, disse Horner à imprensa. “Isso não significa que a Andretti não possa entrar, apenas indica que não podem fazê-lo como uma equipe nova ou como o 11º time. Portanto, ainda existe a oportunidade para eles assumirem uma franquia ou equipe existente, caso consigam chegar a termos comerciais satisfatórios.”

Zak Brown, CEO da McLaren, também se pronunciou sobre o assunto: “A decisão já foi tomada. A F1 estabeleceu quais eram os critérios e tomou sua decisão. Nós estamos apenas focados em nossa própria equipe de corrida e em prosseguir com a temporada.”

A abertura para a entrada da Andretti na F1, através da aquisição de uma equipe já estabelecida, oferece um caminho alternativo para a equipe americana realizar seu sonho de competir na categoria máxima do automobilismo. Enquanto isso, a Fórmula 1 e suas equipes existentes continuam a se preparar para uma temporada que promete ser repleta de emoções e desafios.