Segundo o piloto britânico, um policial e os funcionários da imigração foram os primeiros italianos que encontrou após a conquista e fizeram questão de demonstrar a felicidade pelo resultado. “Estive em Maranello na quinta e na sexta-feira para eventos por lá. Assim que desembarquei no aeroporto, vi o quanto isso era importante para o policial e depois para a imigração, e o quão felizes eles estavam. Eles foram os primeiros italianos que vi quando cheguei.”
“Depois, quando cheguei ao circuito e à fábrica, ver o quão felizes todos estavam realmente me chamou a atenção. Com certeza há uma energia muito… Acho que sempre houve uma boa energia na equipe, mas parecia ainda mais forte, com certeza. Mas, como vocês ouviram o Fred [Vasseur] dizer, também precisamos voltar à terra e retomar nosso trabalho, voltar às nossas mesas e canalizar essa energia positiva para o nosso trabalho. Acho que é isso que todo mundo está tentando fazer.”

O resultado na Catalunha reforçou a boa fase vivida pelo piloto, que entrou definitivamente na disputa pelo campeonato após uma sequência consistente nas últimas três etapas, nas quais terminou em segundo lugar, segundo lugar e, por fim, conquistou a vitória.
Além do crescimento do britânico, a Ferrari também vive um momento de evolução. A escuderia deu passos importantes nas primeiras corridas da nova era das unidades de potência, alimentando na Itália a expectativa de que a equipe possa lutar por objetivos ainda maiores ao longo da temporada. Atualmente a Ferrari é a vice-líder no campeonato de construtores.
Apesar da empolgação provocada pelo resultado e pela recepção calorosa em Maranello, Hamilton ressaltou que o momento exige equilíbrio. O piloto destacou que a equipe precisa manter os pés no chão e continuar trabalhando para transformar a energia positiva em desempenho dentro das pistas para seguir em busca de superar a Mercedes.
