A temporada 2025 da Fórmula 1 para a Ferrari está longe do que se esperava. Sem vencer nas nove primeiras etapas e com um grande déficit em relação à McLaren, a equipe italiana já enfrenta questionamentos internos sobre o rumo a ser tomado. Lewis Hamilton, que chegou ao time este ano, acredita que a Ferrari deve concentrar seus esforços no carro para 2026, quando a categoria terá um novo regulamento técnico.
“Não sei quais atualizações estão por vir, para ser honesto”, disse Hamilton em Barcelona. “Seguiremos pressionando com o que temos, mas não vai demorar muito para eu começar a dizer: ‘Vamos focar no próximo ano’,” disse ele.
O heptacampeão reforçou que o momento atual deve ser usado para construir uma base sólida de trabalho: “Estamos aprendendo sobre as ferramentas, sobre a estrutura e os processos. Precisamos acertar isso agora para, quando 2026 chegar, termos o carro que realmente queremos.”
A fala de Hamilton surge após mais um final de semana frustrante para a equipe, que passou em branco na Espanha e agora vê a McLaren, com 197 pontos a mais, consolidar seu domínio.
Charles Leclerc foi mais cauteloso e afirmou que há mudanças previstas para o carro, mas disse não saber se serão suficientes.
“Sei o que está por vir em termos de pequenos ajustes, mas não sei o que está vindo para a equipe como um todo. Vai ser muito difícil bater a McLaren neste ano, eles foram dominantes desde o início. Ainda assim, darei tudo até o fim”, disse o monegasco.
Leclerc reforçou que o time precisa reagir rapidamente para não comprometer ainda mais suas chances: “Espero que novas peças cheguem o quanto antes. Isso nos ajudaria a melhorar o desempenho e, quem sabe, voltar a lutar na frente. Mas não podemos perder muitas corridas”, completou.