F1: FIA propõe alterações nas regras para pedidos de revisão das equipes

A FIA está planejando ajustar as regulamentações em torno do procedimento para o direito de revisão na Fórmula 1. Atualmente, as equipes têm 14 dias para solicitar o direito de revisão, e recentemente a Haas invocou esse direito ainda dentro do prazo, ameaçando alterar o resultado do GP dos EUA após duas semanas da realização da corrida. Red Bull, Williams e Aston Martin foram todos questionadas pela FIA, mas a apelação da Haas foi rejeitada pelos comissários.

Segundo informações do Motorsport.com, o órgão regulador pretende reduzir o período em que uma revisão pode ser solicitada de 14 para 04 dias. Isso dará às equipes consideravelmente menos tempo para reunir as evidências necessárias para reabrir um caso. Além disso, uma taxa de 6.000 euros seria introduzida, enquanto atualmente não há custo associado ao procedimento. No entanto, as taxas seriam reembolsadas se os comissários decidirem a favor da equipe requerente.

O plano da FIA teria sido cogitado mesmo antes do pedido mais recente da Haas. Isso ocorre provavelmente devido ao aumento do número de solicitações de revisão por parte das equipes da F1, com Aston Martin, Ferrari e McLaren buscando esse direito na temporada atual. Apenas a Aston Martin teve sucesso, com Fernando Alonso recuperando sua posição no pódio no GP da Arábia Saudita, após uma penalidade de dez segundos inicialmente imposta, ter sido considerada injustificada pelos comissários, que aceitaram as novas evidências apresentadas pela equipe.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.