F1: FIA instala câmeras nas asas dianteiras para investigar flexibilidade

Neste final de semana do GP da Bélgica, a FIA iniciou uma nova etapa de inspeções técnicas na Fórmula 1, com a instalação de câmeras nas asas dianteiras de alguns carros, incluindo os da Mercedes. A medida visa coletar dados sobre a flexibilidade dessas peças, um ponto de extrema importância para o desempenho.

A flexibilidade das asas dianteiras é um tema recorrente na categoria, com as equipes constantemente buscando limites dentro do regulamento. Embora já existam testes para medir essa característica, eles são realizados com os carros parados. Há a possibilidade de que algumas asas possam ser aprovadas nesses testes estáticos, mas apresentem flexibilidade excessiva em altas velocidades.

O chefe de engenharia da Mercedes, Andrew Shovlin, disse que a equipe não tem preocupações com a flexibilidade de sua asa dianteira, já que ela foi projetada para passar nos testes regulamentares. Ele afirmou que a instalação das câmeras, é apenas uma forma da FIA coletar dados para entender melhor o comportamento das asas dianteiras de todos os carros.

As imagens das câmeras serão utilizadas para análises futuras e podem levar a mudanças no regulamento técnico para 2025. Vale destacar que as câmeras serão usadas apenas nos treinos livres de sexta-feira, não sendo obrigatórias para as atividades de sábado e domingo.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.