F1: Ferrari fará teste privado com Hamilton antes de estreia oficial em 2025

Lewis Hamilton, que vai para a Ferrari a partir da temporada 2025 da Fórmula 1, terá a oportunidade de pilotar um carro mais antigo da equipe italiana em um teste privado no início do próximo ano. Esse teste, previsto para ocorrer em Fiorano, será uma preparação antes de Hamilton assumir o novo carro da Ferrari nos testes de pré-temporada, programados para fevereiro no Bahrein.

A transição de Hamilton para a Ferrari marca o fim de sua longa parceria com a Mercedes, com a qual conquistou seis dos seus sete títulos na F1 (o primeiro foi com a McLaren). Embora a Ferrari tenha considerado colocar o britânico ao volante em um teste pós-temporada em Abu Dhabi, essa possibilidade foi descartada. Em vez disso, a equipe de Maranello optou por um teste inicial em condições controladas, fora das atividades oficiais de corrida e testes de final de semana.

Frédéric Vasseur, chefe da Ferrari, destacou que Hamilton, com sua vasta experiência, provavelmente não necessitará de longas sessões de aclimatação. “Ele é experiente o suficiente para ser rápido já no primeiro dia, ou ao menos em pouco tempo”, afirmou Vasseur ao Motorsport.com. “Teremos um ou dois dias de TPC (testes com carros de temporadas anteriores), além do teste no Bahrein, o que será suficiente”, afirmou Vasseur.

Esse teste privado utilizará um modelo da Ferrari de 2022, o primeiro carro desenvolvido sob o atual regulamento técnico, permitido para uso em testes privados. A equipe já está planejando sua temporada 2025, e Vasseur confirmou que parte do time está focada em integrar Hamilton ao ambiente da equipe, preparando-se para disputar o título no próximo ano.

“Certamente, já temos uma parte da equipe focada em 2025, no plano de testes e na comunicação, com Lewis como parte desse processo. Mas nada relacionado à equipe de corrida ainda, e isso não é meu foco neste momento”, completou o chefe da Ferrari.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.