F1: Ferrari encerra novela e renova contrato de Leclerc

Acabou a novela: Charles Leclerc permanece com a Ferrari na F1. Nesta quinta-feira (25), a escuderia de Maranello anunciou a renovação do monegasco para além da temporada 2024, apesar de não especificar a duração do acordo.

O jovem competidor de 26 anos defende o time italiano desde seu segundo ano no grid em 2019. Juntos, já alcançaram 30 pódios, sendo cinco deles com vitórias. A melhor campanha da dupla foi em 2022, quando o monegasco chegou a brigar pelo título e terminou o ano como vice-campeão.

Em seu primeiro ano na Ferrari, ao ter o memorável triunfo em Spa-Francorchamps, se tornou o piloto mais jovem a vencer com as cores da escuderia. Ainda, largou 23 vezes da pole-position, igualando a marca de Niki Lauda pelo time – apenas Michael Schumacher está à frente da dupla com 58.

“O vínculo de Charles com a Scuderia vai além de apenas piloto e equipe, já que faz parte da família há oito anos, desde antes de ter sustentado o Cavalo Rampante em seu macacão. Os seus valores e os da nossa equipa estão interligados e por isso foi natural que concordássemos em alargar a nossa colaboração”, falou Frédéric Vasseur, chefe do time.

“O conhecemos por seu incessante desejo de ir até o limite e apreciamos sua extraordinária habilidade quando se trata de lutar e ultrapassar durante uma corrida. Estamos determinados a dar a Charles um carro campeão e sabemos que sua determinação e comprometimento são elementos que podem fazer a diferença em nos ajudar a alcançar nossos objetivos”, completou.

“Estou muito satisfeito em saber que vou usar as cores da Ferrari por mais algumas temporadas. Correr por essa equipe tem sido meu sonho desde que tinha três anos: assistia ao GP de Mônaco da janela do apartamento de um amigo na curva St. Devote e sempre procurava pelos carros vermelhos”, disse Leclerc.

“Esta equipe é minha segunda família desde que entrei na Academia de Pilotos em 2016 e conquistamos muito juntos, lutando contra bons e maus momentos nos últimos cinco anos. No entanto, acredito que o melhor ainda está por vir e mal posso esperar para esta temporada começar, para progredir ainda mais e ser competitivo em todas as corridas”, emendou.

“Meu sonho continua sendo vencer o Campeonato Mundial com a Ferrari e tenho certeza que nos próximos anos viveremos ótimos momentos juntos e deixaremos nossos fãs felizes”, completou.