F1: Falta de comunicação e decisões tardias são obstáculos para vitórias da McLaren

Recentemente, a McLaren perdeu outra oportunidade de vitória no GP da Inglaterra, e a ex-engenheira e estrategista da F1, Bernie Collins, explica onde a equipe pode ter errado. 

A McLaren teve um forte início de temporada, e no geral, um desempenho muito melhor durante 2024, garantindo pódios e uma vitória, de Lando Norris. Porém, a equipe continua perdendo oportunidades de ganhar corridas, e Bernie Collins acredita que a principal falha é que a equipe demora para tomar decisões, principalmente quando se trata de Norris. 

“Foi realmente interessante assistir porque a McLaren estava na posição forte de ter outro médio, obviamente todos começaram com médio ou em grande parte todos, e esse era um pneu muito forte para aquele último trecho,” disse ela. “Em vez de chamá-lo de erros de estratégia, é mais hesitação que eu vejo muito, particularmente no carro de Lando Norris. E eu não estou culpando Norris por isso, sabe. É um esforço de equipe em termos da comunicação que ocorre ali.”

Na Inglaterra, Norris ficou apenas com o P3 quando se teve oportunidade para ganhar a corrida, e Collins aponta outros erros que foram cruciais para a McLaren perder a chance de subir no lugar mais alto do pódio. 

“Primeiramente, eles acabaram com o pneu errado montado. Eles colocaram o macio para cobrir [George] Russell em vez do duro para cobrir Verstappen, mas eles não deveriam estar realmente olhando assim; deveriam estar olhando qual é o melhor pneu para este último trecho,” explicou Collins. 

O principal problema dentro da equipe parece ser a comunicação, segundo Collins. A McLaren espera a opinião do piloto, Norris, por exemplo, para tomar as decisões, o que pode atrapalhar.

“Temos ouvido repetidamente, sabe, Lando sendo perguntado qual pneu ele gostaria, mas no carro ele não tem todas as informações, muitas dessas informações precisam vir do pit wall,” disse Collins. 

“O foco dele precisa ser qual é a volta certa para o seco, porque isso precisa vir em grande parte do piloto. Eu teria trabalhado de perto com meu engenheiro de pneus, ele estaria olhando quantas voltas restam para ver quanto tempo o pneu precisa durar, qual pneu você acha que vai ser o melhor… e então cabe a ele [Norris]. Acho que os pilotos mais fortes que vemos tomam esse tipo de decisão. É experiência do lado do Lando também,” concluiu a ex-estrategista.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.