Rob Smedley compartilhou sua visão sobre a atual fase da Ferrari na Fórmula 1. O ex-engenheiro da equipe destacou que quando as coisas não se saem bem, a própria escuderia se coloca uma pressão extra excessiva.
O time italiano tem passado um período bastante complicado ao longo da temporada 2025. Em 18 etapas disputadas, não conseguiu nenhuma vitória e aparece na terceira posição do Mundial de Construtores.
Lewis Hamilton foi reportado cobrando mudanças internas na equipe para buscar melhores resultados, enquanto Charles Leclerc já diz que a Ferrari está em uma situação bastante diferente.

Smedley, então, que trabalhou quase dez anos na equipe e foi engenheiro de corrida de Felipe Massa, falou do período tempestuoso do time e que é uma situação bastante complicada de se enfrentar.
“Não é um bom lugar para estar em Maranello quando as coisas não vão bem e não há uma saída clara. Acho que é aqui que a própria equipe pode colocar uma pressão excessiva sobre si mesma. Aí você entra nesse círculo vicioso do qual é muito difícil sair, porque você começa a pensar no curto prazo e não no longo prazo”, disse.
“O que acontece em Maranello, e eu mesmo já vi, quando surge a pressão de não vencer e estar em desvantagem, há uma tendência de a equipe começar a pensar no curtíssimo prazo. Isso vai tirar a pressão de nós, o que nos permitirá pensar em ‘como voltar ao topo e ganhar campeonatos mundiais’. Nunca vai funcionar, certo?”, seguiu.
“Já passei por essa situação. É horrível. Não é um lugar agradável para se estar, mas se você estiver unido e se eliminar todo o ruído externo, você consegue superar isso. Espero que eles consigam superar isso. Eles são a minha equipe. Eles são queridos para mim e odeio ver onde eles estão agora, mas cabe a eles se livrarem disso a curto prazo”, concluiu.
