F1: Equipe Rodin Carlin tem candidatura negada para entrada na categoria

As equipes que haviam se candidatado para ingressarem na Fórmula 1, continuam aguardando por um posicionamento da FIA e da própria F1 se terão suas inscrições aceitas, e agora algumas respostas começam a surgir. A Rodin Carlin também havia se candidatado, mas a equipe já informou que sua proposta foi rejeitada. A equipe diz que recebeu essa informação após um comunicado da FIA.

Segundo a própria Rodin Carlin, que é uma equipe da Nova Zelândia, vários planos já estavam em andamento para uma possível entrada na F1. Por exemplo, a equipe teria reservado um lugar para uma piloto feminina, no caso Jamie Chadwick, tricampeã da W Series (categoria exclusivamente feminina, que teve suas atividades encerradas recentemente), que já havia feito um teste pela equipe e estaria garantida para uma vaga. A equipe também confirmou que houve conversas sobre uma colaboração com a Ferrari para o carro de F1 da Rodin, que com sua parceria com a Carlin, também garantiria imediatamente a existência de um programa júnior, já que a Carlin atua na Formula 4, GB3, Formula 3 e Formula 2.

“Infelizmente, nossa candidatura não foi bem-sucedida”, diz o comunicado. “Esta declaração tem como objetivo fornecer informações sobre os principais pontos de nossa candidatura que acreditamos justificar seu mérito. Queremos enfatizar que nosso objetivo aqui não é criticar a FIA ou buscar uma reconsideração de sua decisão. Respeitamos e aceitamos totalmente o resultado. Nosso único propósito é liberar informações que consideramos de interesse público para informar a comunidade da Fórmula 1.”

A Rodin Carlin destaca os aspectos positivos de sua própria candidatura. Além dos planos para uma piloto feminina e o programa júnior, entre outras coisas, ela cita a diversidade geográfica. Por exemplo, ela se tornaria a única equipe do hemisfério sul. No entanto, a equipe foi informada de que a candidatura foi rejeitada: “Informações recentes sugerem, como previsto desde o início deste processo, que o único candidato bem-sucedido será a Andretti Global.” A Andretti ainda está aguardando uma resposta sobre sua candidatura.