F1 em Barcelona: Proposta de corrida de rua no Montjuïc após 2026

Barcelona responde a Madrid com proposta de corrida de rua em F1

A Espanha parece estar caminhando para sediar dois Grandes Prêmios de Fórmula 1. Enquanto Madrid avança para realizar uma corrida de rua, Barcelona não quer ficar para trás na luta por um lugar no calendário da F1 e agora parece estar considerando uma corrida de rua.

Há fortes indícios de que a F1 realizará um Grande Prêmio em Madrid em 2026. A capital espanhola vem tentando conquistar a elite do automobilismo há algum tempo e parece ter conseguido. O GP da Espanha atualmente ainda é organizado em Barcelona no Circuito de Barcelona-Catalunya, mas o contrato expira após 2026.

Assim, após 2026, haveria um GP da Espanha no calendário da F1, mas em Madrid, ao invés de Barcelona. Contudo, na Catalunha, estão trabalhando em uma nova proposta. Com a F1 inclinando-se mais para corridas de rua, Barcelona está avaliando se pode atender a esses desejos. De acordo com Soymotor, Barcelona gostaria de retornar ao circuito de Montjuïc.

O circuito de Montjuïc é um circuito de rua localizado no Monte Montjuïc em Barcelona. É uma corrida de rua única, tendo já sediado corridas de Fórmula 1 em 1969, 1971, 1973 e 1975. A combinação de corridas na cidade com uma mistura de curvas rápidas poderia torná-lo um local mais adequado do que o circuito atual, localizado fora da cidade.

Com essa ideia, a Espanha poderia ter dois Grandes Prêmios em casa. A corrida de rua em Madrid parece estar confirmada para 2026, e com essa proposta, Barcelona espera manter um segundo GP na Espanha no calendário. A cidade mira um acordo de 10 anos com a F1, estendendo o contrato atual que vai até 2026 até 2035 ou 2036. Ainda não está claro se a F1 também vê esse plano com bons olhos.