F1: FIA irá testar em Abu Dhabi um novo sistema de segurança para condições de chuva

A Fórmula 1 está pronta para testar um novo sistema de segurança para condições de chuva, durante os treinos livre para o Grande Prêmio de Abu Dhabi no próximo final de semana.

O processo inovador será experimentado no final do TL1 e será acionado quando a mensagem ‘baixa aderência’ for exibida pelo Controle de Corrida.

Um software vai garantir que todas as luzes vermelhas de chuva padrão da FIA se acendam simultaneamente em cada carro, utilizando um novo software especial desenvolvido pelo órgão regulador do esporte.

Anteriormente, os pilotos tinham que ligar manualmente suas luzes de chuva, o que significa que sempre há o risco de não serem acionadas quando as condições de chuva pioram.

Niels Wittich, Diretor de Corrida da FIA, confirmou que o teste ocorrerá, nas notas pré-evento: “Após todos os carros receberem a bandeira quadriculada, um Setor de ‘Dupla Bandeira Amarela’ e ‘Baixa Aderência’ serão ativados”, disse Wittich. “Após aproximadamente 20 segundos, a ‘Baixa Aderência’ será desativada. Outros 10 segundos depois, o VSC será ativado. Após aproximadamente 20 segundos, o VSC será desativado.”

Se o teste for bem-sucedido, é provável que a solução seja implementada já no próximo ano. Isso faz parte das medidas mais amplas da FIA para aumentar a visibilidade em condições de chuva, após preocupações com o spray gerado pelos atuais carros de efeito solo. A FIA também testou um pacote aerodinâmico especial em Silverstone este ano, que pode ser adaptado a cada carro se a visibilidade estiver muito ruim para correr.