Pierre Waché, diretor técnico da Red Bull Racing, afirmou que a equipe está focada em tornar o carro para a temporada 2025 da Fórmula 1, mais fácil de pilotar e de ajustar, buscando maximizar as chances de título. Em entrevista ao PlanetF1, Waché detalhou a abordagem da equipe para o desenvolvimento ao longo do ano.
A Red Bull trabalhou para resolver as dificuldades de configuração do RB20, que afetaram o desempenho em diversas pistas no ano passado. Helmut Marko, consultor do time, já havia declarado que a equipe conseguiu corrigir o principal problema da temporada anterior. Waché corroborou essa informação, destacando que as mudanças visam dar mais liberdade aos pilotos na configuração do carro.
“Sabemos, por definição, que com Max (Verstappen) temos provavelmente o melhor piloto do grid, o controle que ele tem é muito alto. Sabemos que no ano passado atingimos seus limites”, disse Waché. “O principal objetivo agora é dar mais liberdade na configuração, para adaptar ao piloto, tornando o carro mais plano, para que se adapte melhor a ele do que antes. Quando tínhamos um carro muito ‘pontiagudo’, sua configuração era mais ou menos dada pelo carro para poder usar esse pico. Acho que o piloto sentirá que é realmente mais fácil para se adaptar o carro do que no ano passado.”
Apesar das melhorias, Waché não espera uma dobradinha na Austrália, mas revelou um plano de desenvolvimento para o futuro. “Você pode fazer algumas referências após a terceira ou quarta corrida, e pode ter uma grande atualização com base na capacidade. Desta vez, tentamos fazer tudo para a primeira corrida, e é por isso que algumas peças estão chegando um pouco mais cedo para avaliação”, acrescentou.
O diretor técnico está ciente de que a busca pelo título em 2025 pode impactar o desenvolvimento do carro para 2026. “A forma como o campeonato vai se desenrolar pode afetar, com certeza, os resultados que queremos em 2026. Se tivermos a chance de ganhar o campeonato este ano, e espero que tenhamos, colocaremos tudo o que pudermos para ganhá-lo. No entanto, o desenvolvimento do carro de 2026 já começou”, concluiu Waché.
O F1MANIA.NET acompanha o GP da Austrália ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.