F1: De Senna a Verstappen – Conheça histórias do GP da Espanha

O Grande Prêmio da Espanha de 2024 já está batendo na nossa porta. Essa é uma das corridas mais históricas da temporada, tendo iniciado em 1951. Confira abaixo algumas curiosidades sobre essa etapa tão esperada no calendário!

O evento continuará no Circuito de Barcelona-Catalunha até 2025, com planos para mudar para um novo circuito próximo a Madri a partir de 2026. Mas antes mesmo de se estabelecer no circuito que reside em Montmeló, o GP da Espanha já foi realizado em diversos circuitos, incluindo Pedralbes, Jarama, Montjuïc e Jerez. O nome do circuito, Barcelona-Catalunha, significa a existência de dois hinos, o da Espanha e o da Catalunha, e na F1, é o único GP em que isso acontece. 

Esse Grande Prêmio já foi palco para muitos momentos marcantes. Em 1991, Nigel Mansell e Ayrton Senna protagonizaram uma famosa batalha roda a roda na reta principal do circuito. Alguns anos depois, em 1996, Michael Schumacher venceu uma corrida sob chuva torrencial após largar em terceiro. O piloto da casa, Fernando Alonso, venceu largando da quinta posição em 2013. E mesmo Max Verstappen, atual campeão, venceu a corrida em 2016.

Durante 11 anos, essa corrida não teve repetição de vencedores. Entre 2006 e 2016, pilotos diferentes conquistaram a vitória no GP da Espanha. Mas entre 2014 e 2021, a Mercedes dominou esse GP, conquistando todas as pole positions e vencendo todas as corridas, exceto uma. A exceção foi em 2016, quando Max Verstappen venceu sua primeira corrida na Fórmula 1, em sua estreia pela Red Bull.

Os heptacampeões mundiais, Michael Schumacher e Lewis Hamilton, compartilham um recorde no GP da Espanha. Os dois tem o maior número de vitórias do circuito, com seis vitórias cada um. Mas caso Hamilton ganhe em 2024, ele irá superar essa marca. 

Também foi no GP da Espanha que um evento histórico aconteceu na Fórmula 1, com Lella Lombardi se tornando a primeira e única mulher a pontuar na categoria.

O pódio do GP de 2023 contou com George Russell em P3, Lewis Hamilton em P2 e Max Verstappen como vencedor. 

Em 2024, o GP da Espanha acontece entre os dias 21, 22 e 23 de junho. Podemos nos preparar para uma corrida de emoções, na qual os pilotos e as equipes acelerarão ao máximo para diminuir a diferença de pontos e cruzar a linha de chegada em primeiro lugar.

 



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.