F1: Bottas satisfeito por Alfa Romeo ter entendido as atualizações no C43

Valtteri Bottas expressou otimismo após a Alfa Romeo conquistar uma pontuação significativa no GP do Catar de Fórmula 1, afirmando que a equipe ‘finalmente entendeu’ as atualizações recentes que trouxe para seu carro.

Antes de chegar ao Catar, a Alfa Romeo havia marcado apenas um ponto em oito corridas, deixando a equipe em nono lugar no Campeonato de Construtores.

No entanto, Bottas conseguiu avançar para o Q3 durante a sessão de classificação da sexta-feira, convertendo sua 10ª posição no grid em um oitavo lugar na corrida de domingo no Catar.

Aproveitando um período máximo de 18 voltas estipulado pela FIA para aliviar as preocupações com os pneus, a Alfa Romeo aproveitou o primeiro Safety Car para fazer o pit stop de Bottas após apenas três voltas de corrida.

“Corrida muito limpa, boa estratégia”, afirmou Bottas. “Claro, foi um pouco estranho parar após três voltas em uma boa posição, mas no final, isso significou que todas as etapas eram de duração igual, e achamos que seria a maneira mais rápida até a bandeirada, e foi.”

A Alfa Romeo se beneficiou da não participou de Carlos Sainz na corrida, com problemas no sistema de combustível de seu SF-23 e nem tendo largado, além do contato entre os dois carros da Mercedes na curva 1. A Alfa Romeo optou por estratégias diferentes, permitindo que Zhou Guanyu subisse do 19º para o nono lugar, garantindo a primeira pontuação dupla da equipe na temporada.

Bottas também comentou sobre a regra de paradas obrigatórias introduzida no Catar, que ele considerou ‘um pouco estranha’, e disse que isso tornou a corrida bastante previsível, já que você sabe quando a concorrência precisa parar.

A pontuação de seis pontos da Alfa Romeo a colocou acima da Haas no oitavo lugar no Campeonato de Construtores, e apenas sete pontos atrás da Williams.

Questionado se agora ele tem mais esperanças de que a Alfa Romeo possa conquistar o sétimo lugar, Bottas respondeu: “Definitivamente, reduzimos um pouco a diferença. Sinto que finalmente entendemos 100% as atualizações. Claro, a próxima corrida em Austin (GP dos EUA), é um circuito bastante diferente, mas parece que fomos definitivamente um pouco mais competitivos neste fim de semana em comparação com os finais de semana anteriores.”

Embora muitas equipes tenham optado por não levar atualizações para o Catar, a Alfa Romeo introduziu uma asa traseira revisada projetada para trabalhar em conjunto com atualizações anteriores, melhorando o equilíbrio aerodinâmico geral de seu carro C43.

Apesar das atualizações ajudarem na busca de desempenho da Alfa Romeo nas próximas corridas, Bottas ainda considera que o carro atual da equipe é muito ‘arrastado’ nas retas. “Definitivamente ajuda um pouco, mas ainda somos arrastados”, afirmou. “Acho que ainda somos os mais lentos nas retas, então temos algo para trabalhar, mas já foi um pequeno passo”, encerrou o piloto finlandês.